Entenda como fazer o plantio de Mogno Africano irrigado, quando deve realizá-lo e descubra porque ele é viável em situações específicas

Por apresentar alto retorno financeiro e rápido crescimento comparado a outras culturas, o plantio plantio de Mogno Africano irrigado tem ganhado cada vez mais espaço e atraído cada vez mais investidores que visam diversificar a renda por meio da produção de madeira nobre. O Mogno Africano é uma espécie arbórea exótica que apresenta maturidade precoce e consequentemente retorno financeiro mais cedo do que outras espécies.

Pelo fato do clima do país de origem ser semelhante a maior parte dos estados brasileiros, o mogno africano se adaptou facilmente em quase todos os estados, sendo a única exceção, regiões onde há a ocorrência de geada ou muito úmidas. Há ainda outros cuidados a serem tomados no processo de plantio e manutenção, sendo um deles a irrigação, uma vez que ambientes muito úmidos podem acarretar em ataques de fungos os quais podem trazer prejuízos ao produtor.

Por isso, é preciso se atentar a algumas precauções quando tratamos de irrigação, além de procurar um profissional especializado para auxiliá-lo na escolha da técnica mais adequada para a sua floresta. Entenda como irrigar seu plantio de mogno africano.

Tipos de irrigação em plantios de mogno africano

A irrigação é uma prática comumente utilizada em atividades agrícolas e silviculturais na qual consiste em suprir a demanda hídrica de plantas por meio da rega artificial. Existem inúmeras maneiras e tipos de irrigação, porém neste artigo iremos apresentar os métodos de irrigação mais comuns em plantios de mogno africano.

Os métodos de irrigação apresentados devem ser previamente analisados por meio do estudo do local como o tipo de solo, topografia e clima que irão indicar de forma mais assertiva o sistema de irrigação, a quantidade de água e a frequência da rega uma vez que o mogno africano não se adapta a regiões muito úmidas. Por isso, antes mesmo de colocar em prática os sistemas de irrigação apresentados neste artigo procure um profissional especializado.

O sistema de irrigação mais comum em florestas de mogno africano é a irrigação localizada, no qual consiste na aplicação de água diretamente na região onde a muda foi plantada, irrigando assim o sistema radicular com pequena intensidade. Para isso será necessário um caminhão tanque/pipa com mangueiras acopladas ao trator que deverão ser manuseadas para que seja irrigado a muda diretamente.

Já o sistema de irrigação por superfície, também conhecida como gotejamento, é realizado por meio de tubulações ou canais que conduzem a água até as plantas. Nessa tubulação há pontos de infiltração que irão dispersar a água na superfície do solo umedecendo assim a região onde a muda foi plantada. Esse sistema é raramente utilizado em plantios de mogno africano, sendo apenas em casos muito específicos.

Por fim, o sistema de irrigação por aspersão normalmente consiste na aplicação de água simulando uma chuva. São colocados dutos verticais com um pequeno rebatedor em determinados pontos do plantio para que a água umidifique não só o solo como também toda a planta. Esse método é utilizado também em situações muito específicas conforme veremos a seguir.

Plantio de Mogno Africano irrigado: cuidados e quando fazer

Conforme visto anteriormente, o mogno africano não apresenta resistência a climas onde há ocorrências de geadas e nem ambientes muito úmidos, ou seja, solos encharcados ou próximos a rios não é indicado o plantio do mogno africano. Por isso, é recomendado que o plantio seja feito em locais onde o índice pluviométrico seja superior a 800 milímetros ao ano (mm/ano) e a irrigação ocorra em determinados momentos.

Por exemplo, caso o produtor não consiga plantar no momento da chegada das mudas ou ainda há algum atraso no cronograma, é indicado alocar as mudas em regiões onde há sol pleno e montar o sistema de irrigação por aspersão para manter as mudas hidratadas até que seja realizado o plantio.

A frequência e o tempo de irrigação irão variar de acordo com o clima. Vale ressaltar que o plantio deve ser feito em até 3 meses após a chegada da mudas para não comprometer o pegamento das plantas.

O segundo momento de se irrigar seria logo após o plantio das mudas, independente do método utilizado para plantio, seja ele mecanizado ou manual, a irrigação tem papel fundamental no enraizamento da muda, por isso recebe o nome de “irrigação de pegamento”. Neste momento o produtor pode utilizar um caminhão tanque com mangueiras acopladas ao trator, irrigar diretamente a muda e proximidades.

Já o terceiro momento seria quando as mudas plantadas, apresentam aspecto do ponto de murcha que geralmente ocorre em períodos de estiagem que duram por mais de 3 meses, isto é, quando há pouca chuva por em um período superior a 3 meses. Essa irrigação recebe o nome de “irrigação de salvamento”. Caso ainda as plantas apresentem aspecto de murcha, o produtor deverá realizar a irrigação até que a floresta complete 2 anos de idade.

Os métodos de irrigação apresentados anteriormente são para regiões onde a precipitação de chuvas anuais é superior a 800 mm/ano. Contudo, em regiões que a incidência é menor, recomenda-se irrigar com mais frequência ou optar pelo plantio da espécie khaya senegalensis que apresenta maior aptidão para regiões mais secas, porém não dispensa o uso da irrigação.

Em regiões onde houve planejamento, cumprimento do cronograma de plantio e realização de manutenção, a irrigação não é necessária até o corte raso da floresta de mogno africano. Veja como saber se sua área é apta ao plantio AQUI.

Conclusão

Portanto, de modo geral, o plantio de Mogno Africano irrigado é viável apenas em situações específicas. A escolha da espécie e estudo da área são essenciais para definir se será necessário a irrigação ou não.