Muitas pessoas acreditam que não há diferenças entre os tipos de madeiras nobre e comum, mas elas estão enganadas. Saiba todas aqui!

Muitas pessoas acreditam que madeira é tudo igual, mas sabia que elas se diferenciam entre si não só pela cor como também por outras características? A principal diferença entre madeira nobre e madeira comum está na dureza e densidade da madeira. Essas características implicam diretamente na finalidade e durabilidade do item que será confeccionado e, consequentemente, no valor delas no mercado.

 

Entender essa diferença, é importante para fazer a escolha certa: seja em itens feitos de madeira como móveis para casa. Ao iniciar um investimento florestal, é fundamental saber qual tipo de madeira poderá trazer melhores resultados para seu projeto para evitar futuros transtornos.

Madeira nobre ou madeira de lei

arvore madeira nobre

Quando o Brasil ainda vivia no regime colonial português, havia a extração de árvores de florestas nativas. Porém, a derrubada dessas árvores só poderia acontecer com a autorização da Coroa portuguesa, ou seja, dependia da lei. Por isso, a expressão “madeira de lei” se tornou tão popular e passou a designar também madeira nobre. O Pau-Brasil foi a primeira árvore a ser classificada como madeira de lei.

As madeiras nobres são mais pesadas, densas e apresentam alta resistência ao ataque de fungos e insetos por terem mecanismo de defesa que inibe o ataque desses organismos. Essa madeira apresenta diversas aplicações podendo ser utilizadas na construção de casas, instrumentos musicais, móveis super-resistentes, acessórios de luxo e entre outras finalidades. Por isso, é tão cobiçada no mercado interno e externo.

Outra característica da madeira nobre é o agradável aspecto estético que ela apresenta, a qual é de bom comportamento tecnológico e isento de odor. Caso ela exale algum cheiro, será agradável, qualificando-a para a confecção de mobílias. Se apresentar odor desagradável, sua aplicação fica comprometida para confecção de determinados produtos.

Mesmo a lei do período colonial não ter mais validade devido a independência do Brasil, a expressão ainda é muito utilizada até os dias de hoje. Porém, ainda existem leis que restringem o acesso à madeira nobre, que é controlado por leis ambientais para evitar o desmatamento de florestas nativas, extração predatória e evitar o desaparecimento de algumas espécies que correm risco de extinção.

Ainda sim é possível ter florestas comerciais para produção de madeira nobre, um das opções é criar uma floresta com uma espécie nobre exótica. Vale lembrar que antes mesmo da implantação da floresta, é recomendado fazer estudo do local e seguir a legislação vigente. Há diferenças também entre espécies e madeiras nobres. A espécie é nobre quando produz madeira dentro de um prazo aceitável, economicamente falando. Normalmente, o prazo aceitável para uma produção de madeira nobre é de 25 anos para menos.

Tipos de madeira nobre

  • Ipê: espécie nativa brasileira resistente a geada, produz madeira nobre que é amplamente consumido no mercado nacional e internacional.
  • Mogno Brasileiro: atualmente essa espécie corre risco de extinção devido à exploração predatória da madeira e também devido ao ataque de pragas.
  • Mogno Africano: espécie exótica que tem ganhado notoriedade no mercado internacional, sendo chamado até de novo ouro verde.

Mas, afinal, o que é madeira comum?

arvore madeira comum

A madeira comum é mais mole e apresenta menor resistência, ou seja, mais propensa a ter ataques de fungos e insetos, sendo necessário que seja feito tratamento com a madeira antes de ser utilizada. Por isso, ela possui valor comercial mais baixo.

A vantagem dessa madeira é o rápido tempo de crescimento. A madeira comum pode ser usada para construção civil, mobília, produção de celulose, biomassa e entre outras aplicações.

Tipos de madeira comum

  • Eucalipto: de origem australiana, é muito utilizada na plantação de florestas, pois apresenta rápido crescimento, sendo de fácil comercialização. É comumente utilizada para celulose.
  • Pinus: árvore exótica trazida da América do Norte, é utilizada na produção de objetos domésticos como vassouras, compensados e entre outras finalidade.

Viu como madeira nobre e comum não é a mesma coisa? Toda a madeira é boa, seja ela nobre ou comum. Tudo irá depender da finalidade que será dado a ela. Como vimos, a nobreza da madeira está relacionada ao uso.

Cada uma delas apresenta peculiaridades que definem a sua aplicação. Agora você pode estudar mais um pouco sobre a implantação de florestas nobres, especialmente, as de Mogno Africano em nosso blog.

Artigos relacionados: