Lucratividade do Mogno Africano

O Mogno Africano é uma das árvores para produção de madeira nobre mais plantada atualmente devido a sua qualidade e o alto valor agregado, sendo que cada hectare plantado pode render ao investidor mais de meio milhão de reais ao final do ciclo. O plantio desta árvore para produção de madeira se consolidou como um excelente investimento de longo prazo.

Com base em estudos de mercado sobre a venda da madeira de mogno africano, é esperado que o negócio florestal desta espécie apresente taxa interna de retorno entre 14 a 25% a.a. até o final de seu ciclo. Para essas estimativas foram consideradas algumas premissas, entenda com mais detalhes baixando a planilha modelo de investimento em mogno africano.

Fonte de retorno 

A fonte de retorno do projeto florestal está concentrada no crescimento biológico da floresta, acompanhada da valorização da madeira e da terra.

Produtividade

Recomenda-se o plantio de 1.666 árvores por hectare, podendo ser utilizado os espaçamentos de 3 x 2 m ou 3,5 x 1,7 m. Entre o 4º e 10º ano são realizados 2 manejos, extraindo em torno 60 metros cúbicos. Esta atividade tem como objetivo principal deixar apenas as melhores árvores, de fustes retilíneos a fim de se obter maior crescimento no diâmetro e o aspecto de esbeltez desejada. As madeiras provenientes desse corte poderão ser utilizadas para confecção de palanques ou construção de cercas.

Já entre 13º e 15º ano as árvores atingem sua maturação biológica, pois o cerne já está formado. Em uma floresta bem manejada, nesta fase é possível extrair 100 metros cúbicos de madeira nobre madura através do desbaste de 50% das árvores, levando em conta a remoção dos piores indivíduos.

O corte raso pode ser feito entre o 17° e 25° ano de idade da floresta com a colheita do restante das árvores. Neste momento cada árvore pode alcançar mais de 1 m³ em tora, sendo possível atingir a produção de mais de 200 m³ por hectare. O valor médio de mercado da madeira em pé na propriedade pode variar de 100 até 600 euros para cada metro cúbico conforme à dimensão, qualidade das toras e distância do comprador.

Para avaliar adequadamente a lucratividade esperada de uma floresta de mogno africano é preciso considerar os investimentos na implantação e manutenção, os impostos, inflação entre outros aspectos que podem influenciar no preço da madeira. Vale lembrar que o modelo de desbaste proposto pode ser realizado com outras idades, outras frequências e outros volumes.

Caso queira saber mais sobre a lucratividade do mogno africano baixe aqui a planilha financeira completa de investimento na cultura do mogno africano.

planilha de investimento

 

 

 

 

 

 

  

 

Ligar

icon telefoneFale conosco!

(11) 4063-5206

 

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 WhatsApp IBF

bnds edit

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551