Lucratividade do Mogno Africano

O Mogno Africano é uma das árvores para produção de madeira nobre mais plantadas atualmente devido a sua qualidade e alto valor agregado, sendo que cada hectare plantado pode render mais de 1 milhão de reais ao final do ciclo ao investidor, sendo que a TIR (Taxa Interna de Retorno) do projeto pode ultrapassar 18 % a.a.. O plantio desta árvore para produção de madeira se consolidou como um excelente investimento de longo prazo.
quadro resumo financeiro mogno africano madeira tora

Para mais detalhes, acesse a planilha modelo de investimento em mogno africano.

Fonte de retorno 

A fonte de retorno do projeto florestal está concentrada no crescimento biológico da floresta (71%), acompanhado da valorização da madeira (25%) e da valorização da terra (3%).

Produtividade

Recomenda-se o plantio de 1.666 árvores por hectare, podendo ser utilizado os espaçamentos de 3 x 2 m ou 3,5 x 1,7 m. Entre o 4º e 8º ano são realizados 2 manejos, extraindo em torno 60 metros cúbicos de toras, esta atividade tem como objetivo principal deixar apenas as melhores árvores, de fustes retilíneos a fim de se obter maior crescimento no diâmetro e o aspecto de esbeltez desejada. As toras provenientes desse corte poderão ser utilizadas para confecção de palanques ou construção de cercas.

Já no 13º ano as árvores atingem sua maturação biológica, pois o cerne já está formado. Nesta fase a madeira passa a valer no mercado mais de R$ 2.300 cada metro cúbico, sendo que é possível extrair 100 metros cúbicos de madeira nobre madura através do manejo de 50% das árvores.

O corte raso é feito no 18° ano com a extração do restante das árvores. Nesta fase cada árvore possui aproximadamente 1 m³ em tora, atingindo 212 m³ por hectare e o valor médio de mercado da madeira é de R$ 3.200,00 para cada metro cúbico.

produtividade mogno africano metro cubico hectare

Para avaliar adequadamente a lucratividade esperada de uma floresta de mogno africano é preciso considerar os investimentos na implantação e manutenção, os impostos, inflação entre outros.

Caso queira saber mais sobre a lucratividade do mogno africano baixe aqui a planilha financeira completa de investimento na cultura do mogno africano.

planilha de investimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Ligar

icon telefoneFale conosco!

(11) 4063-5206

 

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 WhatsApp IBF

bnds edit

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551