Simule seu investimento em mogno africano AGORA Simular

TucaneiroNome Científico: Citharexylum myrianthum (Verbenaceae), Tucaneiro.

Características: Espécie arbórea com 8-20 metros de altura, dotada de copa rala e tronco com 40-60 cm de diâmetro, revestida por casca com coloração parda e ritidoma escamoso. As folhas são opostas cruzadas, simples e de margens pouco onduladas. Face inferior com coloração mais clara e nervuras proeminentes. As flores são brancas, pouco vistosas e dispostas em inflorescências. Os frutos são bagas vermelhas e vistosas contendo 1-4 sementes.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Madeira: Leve, macia ao corte e de baixa durabilidade natural, principalmente quanto exposta.

Aspectos Ecológicos: Planta decídua característica das florestas de galeria e pluvial atlântica. É rara fora da faixa litorânea, podendo ser encontrada apenas em matas ciliares. Ocorre preferencialmente em terrenos úmidos e até mesmo brejosos e produz anualmente grande quantidade de sementes que são dispersas pela avifauna. A floração ocorre durante os meses de outubro e dezembro  a maturação dos frutos ocorre entre janeiro e março. É uma espécie pioneira e de rápido crescimento, indispensável nos plantios destinados à recuperação de áreas degradadas.

As espécies de árvores nativas como o TUCANEIRO são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Cebolão!

Fale Conosco