Nome Científico: PhCEBOLÃOytolacca dioica (Phytolaccaceae), Cebolão.

Características: O Cebolão é uma planta dioica, com 15-25 m de altura e tronco com 80-160 cm de diâmetro revestido por casca pardacenta com ritidoma lenticelado e estriado. Suas folhas são alternas ou subpostas, espiraladas, simples, largamente elípticas a ovaladas, membranáceas, glabras e com 10-25 cm de comprimento. As flores são pouco vistosas e de coloração branca, dispostas em inflorescências. Os frutos, por sua vez, são bagas de coloração amarela, contendo sementes achatadas.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, na mata pluvial atlântica e na Floresta Estacional Semidecidual das bacias do Paraná e Uruguai.

Madeira: Leve, macia, muito porosa e de baixa resistência ao apodrecimento.

Aspectos Ecológicos: Planta decídua, característica de matas densas e de formações secundárias (capoeiras e capoeirões) em terrenos férteis de planícies aluviais inicio de encostas. Sua presença é considerada de padrão de alta qualidade do solo. Floresce durante os meses de setembro-novembro e a maturação dos frutos ocorre entre janeiro e fevereiro. Pelo fato dos frutos serem muito apreciados por pássaros e a espécie ser pioneira e de crescimento rápido, é excelente para a composição de plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente.

As espécies de árvores nativas como a CEBOLÃO são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Acerola!

 

 

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.

botao-cta-acessar-click-mudas