Simule seu investimento em mogno africano AGORA Simular

Pau JangadaNome Científico: Heliocarpus popayanensis (Malvaceae), Pau Jangada.

Características: O Pau Jangada é uma muda nativa de regiões tropicais das Américas, cujos ramos novos e inflorescências têm pêlos hirsutos e ferrugíneos, flores amarelas-verdes em panículas curtas, cápsulas disciformes densamente espinhosas, com sementes oleaginosas, e madeira esponjosa e leve.

Locais de Ocorrência: Ocorre desde o norte do país até Minas Gerais e São Paulo, em matas ripárias nas áreas de Cerrado, com predominância no Centro-Oeste.

Madeira: Leve, macia, mole, sem cheiro, de baixa resistência mecânica, fácil de trabalhar, de baixa resistência ao ataque de insetos (cupins) e de rápido apodrecimento em condições externas e no solo. É aplicada em caixotaria leve, miolo de portas, cepas de tamanco, muletas, painéis e na construção de jangadas.

Aspectos Ecológicos: Desenvolve-se relativamente bem em solo arenoso com fina camada orgânica, como nas margens inundáveis de rios e igapós, mas prefere solos férteis, úmidos, bem drenados, argilosos, neutros ou alcalinos. Não tolera solos de alta salinidade. As flores são polinizadas por insetos noturnos e as sementes são dispersas pelo vento. As sementes podem permanecer em dormência por muito tempo, compondo o banco de sementes da floresta. A floração é, geralmente, no final da época chuvosa (abril-julho) e a frutificação na época seca (julho-outubro).

As espécies de árvores nativas como o Pau Jangada são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Jabuticaba Sabará!

Fale Conosco