castanha do maranhao bombacopsis glabraA árvore Castanha do Maranhão ( Bombacopsis glabra) são de porte pequeno de 4 a 6 metros de altura e apresentam aspecto ornamental. Seu tronco verde liso com lenticelas brancas, e as folhas compostas digitadas de 5 a 8 folíolos esparsamente pubescentes, de 10 a 27 centímetros de comprimento, com estípulas caducas, margem inteira.

Enquanto as flores, a Castanha do Maranhão são solitárias ou geminadas e o fruto é uma cápsula lenhosa, ovóide, vermelha. Sementes grandes sub-globosas, estriadas, envolvidas por densa e longa pilosidade.

 A muda de Castanha do Maranhão costuma florescer de setembro a novembro e seu frutos podem ser colhidos de janeiro a fevereiro. As sementes são comestíveis, com sabor semelhante ao do cacau ou amendoim e a planta é largamente usada como ornamental e para cercas vivas.

A madeira é utilizada na confecção de utensílios leves. As sementes são comestíveis, com sabor semelhante ao do cacau e a planta é largamente usada como ornamental e para cercas vivas.

As espécies de árvores nativas como a Castanha do Maranhão são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Tucaneiro!

Fale Conosco