Simule seu investimento em mogno africano AGORA Simular

 

 MONJOLEIRONome Científico: Senegalia polyphylla (Leguminosae – Mimosoideae), Monjoleiro.

Características: O Monjoleiro é uma espécie arbórea espinescente com 15-20 m de altura, dotada de copa baixa e densa; tronco com 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma lenticelado. Suas folhas são alternas, estipuladas, compostas bipinadas, de 20-26 cm de comprimento. As fores são brancas e os frutos são legumes deiscentes contendo cerca de cinco sementes.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente da Região Amazônica até o estado do Paraná, na Floresta latifoliada Semidecídua.

Madeira: Moderadamente pesada, mole, porém resistente à serra. É própria para marcenaria, torno e obras internas. Além disso, a casca serve para curtir couro.

Aspectos Ecológicos: Planta semidecídua ou decídua, pioneira e muito encontrada nas florestas primárias da bacia do Rio Paraná. Nas formações secundárias, sua ocorrência é expressiva em todos os estágios acessionais, principalmente nas encostas e topos de morros de terrenos pedregosos. Sua copa frondosa somada a beleza das flores permite que seja empregada na arborização rural e, além disso, por ser uma espécie pioneira e rústica, é essencial em reflorestamentos mistos destinados à preservação permanente.

As espécies de árvores nativas como o Monjoleiro são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Canela Guaicá!

Fale Conosco