Simule seu investimento em mogno africano AGORA

Cereja do Mato

Nome Científico: Eugenia involucrata (Myrtaceae) , Cereja do Mato.

Características: A Cereja do Mato é uma árvore de 5 a 10 metros de altura, copa cilíndrica e tronco com casca castanho claro. As Folhas da Cereja do Mato tem com coloração verde e brilhante, com 4-8 cm de comprimento e 1,5-3 cm de largura. As flores são formadas no início da primavera e são caracterizadas por 2 brácteas  na base do cálice contendo pétalas arredondadas e brancas.

Locais de Ocorrência: Ocorre desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, principalmente na floresta semidecidual de altitude.

Madeira: Moderadamente pesada, compacta, elástica e muito resistente.

Aspectos Ecológicos: Espécie decídua característica das florestas semidecíduas, mas também encontrada na mata pluvial atlântica e na mata de pinhais. Floresce entre os meses de setembro e novembro, e a produção de frutos se da entre outubro e dezembro.

As espécies de árvores nativas como a CEREJA DO MATO são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Muda de Castanha do Maranhão!

Fale Conosco