Simule seu investimento em mogno africano AGORA

baru aberto

A árvore Baru é nativa do Cerrado brasileiro e apresenta fruto rico em vitaminas sendo muito utilizado para fins medicinais, cosmético, culinária brasileira e para atrair a fauna. Além disso a árvore Baru, fornece ótima madeira que pode ser utilizada na movelaria, construção civil e moveleira. Esta árvore também produz uma única semente comestível, a castanha de baru que é muito nutritiva. 

Nome popular: Baru, Cumbaru, Cumaru, Barujo, Coco Feijão, Camururana, Emburena Brava, Feijão Coco, Pau Cumaru

Nome científico: Dipteryx alata

Locais de Ocorrência: Sudeste

Fruto comestível: Sim, possui uma amêndoa comestível e muito nutritiva. 

Madeira: pesada a muito pesada

Utilidades: carvão, frutos comestíveis, árvore para Calçada, construção civil

Características: tronco da árvore Baru apresenta casca suberosa ou escamosa com espessura total até 15mm; a externa áspera e levemente fissurada; a interna esbranquiçada. Alburno branco-amarelado, cerne castanho-amarelado de aspecto fibroso atenuado; cheiro e gosto imperceptíveis.

As espécies de árvores nativas como a ÁRVORE BARU são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Muda chuva de Ouro!

Fale Conosco