Acacia Australiana Acacia mangiumA Acácia mangium também conhecida por Acácia Australiana, é útil para arborização, recuperação de solos, sequestro de carbono, produção de carvão vegetal e geração de energia em termelétricas. O pé de acácia flores produzem néctar durante todo o ano, o que facilita o acesso das abelhas, tornando as acácias bastante atraentes para a apicultura. A madeira de alto poder termo isolante é utilizada na construção de casas, fabricação de móveis, além de servir como matéria-prima para a indústria de papel e celulose.

Nome Científico: Acacia mangium, Acácia Australiana.

Características: a árvore Acácia Australiana dotada de copa densa e elegante, características estas que a recomendam para uso com fins paisagísticos.

Locais de Ocorrência: Sudeste.

Madeira: a madeira da Acacia mangium apresenta densidade básica que varia de 420 a 500 kg/m³, considerada dura, de cerne marrom-claro e alburno creme-claro, podendo ser facilmente serrada, aplainada, polida, colada, pregada e receber tratamento preservativo como o CCA para aumentar sua durabilidade em contato com o solo.

As espécies de árvores como a ACÁCIA AUSTRALIANA são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas e exóticas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Salta Martim!

 

 

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.

botao-cta-acessar-click-mudas