Salta MartimNome Científico: Sapindus saponaria (Sapindaceae).

Características: Salta Martim é uma espécie arbórea com 5-10 m de altura e 30-40 cm de diâmetro revestido por casca pardacenta e rugosa. A copa globosa é composta por folhas alternas, compostas imparipinadas, com 7 folíolos lanceolados de 8-12 cm de comprimento. As flores não são vistosas, com coloração esbranquiçada, e os frutos são drupas globosas de coloração parda.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente na região Amazônica até o estado de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Madeira: Moderadamente pesada, dura, compacta e de baixa durabilidade natural quando exposta.

Aspectos Ecológicos: Salta Martim é uma planta perenifólia ou semidecídua característica das várzeas do Baixo Amazonas e da floresta latifoliada semidecídua. Floresce durante os meses de abril-junho e a maturação dos frutos ocorre entre setembro e outubro. Além disso, Produz anualmente grande quantidade de sementes, que são dispersadas por aves e morcegos. 

As espécies de árvores nativas como a SALTA MARTIM são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.
Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com o certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Coração de Negro!

 

 

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.

botao-cta-acessar-click-mudas