Conheça árvores para plantar em nascentes ou em áreas alagadas. Entenda porque não é qualquer planta que irá sobreviver nessas condições!
Áreas de nascentes ou áreas alagadas, fazem parte da vegetação ribeirinha, que é um tipo de vegetação presente em espaços próximos a corpos d’água, também são conhecidas como áreas de beira de rios, áreas de brejo, manguezal, entre outros. Continue lendo sobre plantar em nascentes!
Esse tipo de vegetação faz parte das matas ciliares, que são encontradas nos rios de médio e grande porte na região do Brasil Central e tem como função protegê-los, evitando transformações negativas nos leitos, garantindo o abastecimento dos lençóis freáticos e auxiliando na preservação da vida aquática. Em geral, essa mata é relativamente estreita em ambas as margens, dificilmente ultrapassando 100 metros de largura em cada.
As matas ciliares são uma das vegetações consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP), que são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, além de proteger o solo.
Os solos úmidos ou áreas alagadas possuem características delicadas, como baixo nível de oxigênio, devido ao encharcamento, portanto não é qualquer planta que irá sobreviver nessas condições. Na hora de restaurar uma vegetação com estas características, é muito importante que as espécies escolhidas se adaptem bem nesse tipo de ambiente para que consigam se desenvolver e colaborar no reflorestamento da região.
Algumas espécies ocorrem apenas em solos moderadamente úmidos, como terrenos de várzeas, raramente alagadas durante as enchentes. Outras, conseguem vegetar sob condições mais úmidas, com os terrenos de várzeas periodicamente inundadas. Todas essas plantas crescem regularmente em terrenos normais.
Para orçamentos, fale com a nossa loja virtual ClickMudas pelo Whatsapp: (43) 9161-1117
Abaixo, seguem algumas das principais árvores indicadas para plantar em nascentes nessas regiões:
Plantar em nascentes: áreas raramente sujeitas a inundações
- Tapiá – Alchornea sidifolia
- Pata de Vaca – Bauhinia forficata
- Bugreiro – Lithraea molleoides
- Açoita Cavalo Miúdo – Luehea divaricata
- Cambucá – Plinia edullis
- Araçá amarelo – Psidium cattleianum
- Goiaba – Psidium guajava
- Ipê Amarelo do Cerrado – Tabebuia aurea
- Pau Formiga – Triplaris americana
Áreas inundadas periodicamente
- Figueira Mata-Pau – Ficus insipida
- Ingá do Brejo – Inga vera
- Aroeira Pimenteira – Schinus terebinthifolia
Plantar em nascentes: áreas alagadas ou brejosas
- Guanandi – Calophyllum brasiliense
- Embaúva – Cecropia pachystachya
- Sangra d’ água – Croton urucurana
- Mulungu do Litoral – Erythrina speciosa
- Pinha do Brejo – Magnolia ovata
Neste sentido, entende-se que o reflorestamento em áreas brejosas ou alagadas podem ocorrer normalmente, sendo de suma importância que seja utilizado espécies adequadas e mudas de qualidade que irão garantir o sucesso do plantio.
Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos incluindo mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre. São mais de 200 opções de espécies nativas de mudas e de sementes de árvores.
Para orçamentos, fale com a nossa loja virtual ClickMudas pelo Whatsapp: (43) 9161-1117