Das inúmeras funcionalidades e vantagens biológicas, o Ipê Roxo, espécie nativa do Brasil, se destaca para a produção de madeira nobre.

O Ipê-Roxo (Handroanthus impetiginosus) possui inúmeras funcionalidades como recomposição de áreas degradadas, projetos paisagísticos e áreas urbanas, fins medicinais, atração de abelhas e aves, devido ao seu aspecto melífero. Além de todas as vantagens biológicas, essa árvore nativa do Brasil, tem se destacado para a produção de madeira nobre.

ipe roxo árvore

Sua madeira já é amplamente comercializada no mercado interno varejista sendo possível encontrar em diversos formatos: toras, vigas, lâminas, pisos, degraus, decks, pranchas, entre outros formatos. Isso mostra a alta versatilidade e aceitação no mercado nacional. Já no mercado internacional também é reconhecida e comercializada amplamente.

banner-clickmudas

Outra vantagem do Ipê-Roxo é a resistência à região que apresentam geada e também por apresentar crescimento mais precoce do que as outras cores de ipê. Para produção de madeira nobre para serraria, o espaçamento ideal é o 3 x 2 m por oferecer maior produtividade da madeira extraída pelo menor custo de implantação e manutenção, proporcionando, assim, maior lucratividade do negócio florestal.

O espaçamento precisa se escolhido com cautela, pois ele poderá influenciar no desenvolvimento do DAP (diâmetro à altura do peito), volume total, volume por indivíduo, retilineidade, fator de conicidade do fuste, distribuição da copa, rachaduras, presença de nós na madeira, pois, diminuem o volume por planta e aumentam a produtividade total de madeira por hectare, resultando em ganho qualitativo nos aspectos da esbeltez, retilinidade e homogeneidade.

Por isso, na implantação da floresta de Ipê-Roxo serão necessários, além desse espaçamento para gerar competição entre elas, o plantio de 2 a 3 mudas por cova. Essa quantidade de mudas demonstrando ser um modelo com bom custo benefício, permitindo boa qualidade e seleção da madeira madura, além de facilitar o acesso e o manejo mecanizado entre as linhas.

Logo, inicialmente serão necessários cerca de 5.000 mudas por hectare (ha). Em um plantio realizado pelo IBF em Minas Gerais, foram implantados povoamentos puros de Ipê-Roxo no espaçamento 3 x 2 metros, adotando o seguinte manejo: lotação inicial de 1.666 árvores/ha, reduzindo-se para 950 árvores/ha entre o 2º e 4º anos; para 475 árvores/ha no 10º ano; para 238 árvores/ha no 18º ano; e realizando corte raso no 25º ano das demais 238 árvores/ha.

Conheça outros tipos e cores de ipê AQUI

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos incluindo mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre. São mais de 200 opções de espécies nativas de mudas e de sementes de árvores.

botao-cta-acessar-clik-mudas