Você sabe quantos metros cúbicos tem a árvore de Mogno Africano? Essa medida influencia na rentabilidade e resulta um bom manejo do plantio

Existem 3 tipos de medições volumétricas para madeiras que são: metro cúbico (m³), metro estéreo (st) e metro de carvão (mdc). Neste artigo, você vai entender como calcular o volume de uma árvore, aplicando a medida em metros cúbicos e para isso utilizaremos o exemplo da espécie de Mogno Africano.

Quando tratamos de plantio de florestas comerciais, existem alguns pontos importantes que devemos levar em consideração na hora de planejar e plantar as árvores. Como por exemplo, o tamanho da área que será plantada, a espécie que será escolhida, o espaçamento ideal que será utilizado entre árvores, a finalidade daquela floresta, o grau de aptidão da terra e o  nível de manejo empregado. Todos esses pontos irão influenciar na produtividade e qualidade do produto final, que é a madeira.

Os 3 tipos de medições volumétricas da árvore do Mogno Africano

Existem 3 tipos de medições volumétricas para madeiras que são: metro cúbico (m³), metro estéreo (st) e metro de carvão (mdc). Neste artigo, você vai entender como calcular o volume de uma árvore, aplicando a medida em metros cúbicos e para isso utilizaremos o exemplo da espécie de Mogno Africano.

O metro cúbico (m³) é a unidade básica no sistema internacional, e significa a contagem da madeira empilhada nos mesmos moldes (1 m de largura x 1 m de comprimento x 1 m de altura) sem espaços vazios, onde as peças (tábuas, dormentes, vigas, etc) se encaixam com perfeição.

Pode-se calcular a medida da madeira, determinando o volume de troncos, pilhas de lenha, de árvores em pé e de povoamentos florestais inteiros. As dimensões das árvores aumentam a cada ano, tanto em diâmetro do tronco como em altura, por isso é necessário monitorar e acompanhar este incremento, que corresponde ao crescimento da floresta.

Como estamos tratando de florestas comerciais de Mogno Africano, a comercialização da madeira é mais comum em toras e com finalidade para serraria. Para isso, é preciso conhecer o volume do lote plantado. Além disso é importante estabelecer os anos de corte e os tipos dos desbastes que serão realizados ao longo do ciclo, visando favorecer o crescimento das árvores remanescentes. Saiba mais sobre o manejo dos desbastes florestais AQUI.

O destino dos produtos gerados nas colheitas, podem ser definidos de acordo com as dimensões da madeira produzida após o corte. No caso do Mogno Africano, o foco é para serraria, por isso a produção é de toras mais retilíneas, árvores com maior altura de fuste e cilindricidade. Essas características da madeira, podem ser alcançadas, utilizando um manejo adequado.

Fator de Forma

Depois entender melhor os fatores que influenciam o volume da tora de uma árvore, vamos entender como calculá-lo. Primeiramente é necessário conhecer o Fator de Forma, que é o resultado do cálculo das cubagens de várias árvores da mesma espécie.

O Fator de Forma converte o volume cilíndrico que se obtém usando a altura e o diâmetro à altura do peito (DAP) no volume real da árvore, já que a forma da árvore não é um cilindro, pois o diâmetro diminui da base para o topo (afilamento da árvore em função da altura). Tendo os valores do fator de forma, da altura comercial e do diâmetro à altura do peito (DAP) se pode então estimar o volume da árvore.

Considerando a Planilha Modelo de Investimento em Mogno Africano e que o corte raso ocorra a partir de 17 anos, o produtor pode esperar um volume de aproximadamente 372 m³ por hectare (dado/janeiro 2024).

Planejamento e no manejo da floresta

Portanto, o presumido é que uma árvore de Mogno Africano, com 13 a 18 anos de idade, pode ter em média, de 0,5 à 1,02 metros cúbicos.

*Reforçamos que são valores estimados que podem variar conforme o modelo e frequência de desbastes adotado.

Ficou curioso em saber o preço do metro cúbico desta madeira nobre? Saiba mais AQUI! 

planilha-de-investimento