Confira as melhores árvores com flores para plantar na calçada e trazer mais charme para a sua rua! Todas produzidas em viveiro!

Para facilitar a escolha sobre qual árvore com flores plantar na sua calçada e trazer mais charme para a sua rua, elaboramos essa matéria especialmente para você! Ao escolher a espécie, devemos considerar o seu crescimento, o desenvolvimento de suas raízes, distância da calçada, exposição ao sol e adaptabilidade ao clima em que deseja plantar.

Independente da espécie escolhida, é indicado sempre optar por mudas maiores de 80 cm ou mais, para que não corra o risco dela ser danificada por pedestres ou por animais. Também é indicado construir um cercamento ao redor da planta para evitar maiores danos. 

Além disso, a implantação é crucial para que as raízes não sobressaiam e danifiquem a calçada, devendo ser plantada em uma cova de medida: 60 x 60 x 60 cm. 

Essas espécies de árvores com flores para plantar na calçada, também são indicadas para áreas de reflorestamento ou fazendas a fim de criar corredores sombreados e trazer um aspecto ornamental mais rico ao ambiente. 

árvores com flores para calçada

 

Conheça as 8 mudas nativas com flores:

1. Ipê 

É a árvore com flor nativa mais plantada em todo o Brasil, tanto em cidades quanto em florestas, se adapta em biomas variados: do Cerrado à Amazônia, do Pantanal à Mata Atlântica. Existem centenas de espécies de ipê, sendo possível identificá-las por meio da cor de suas flores que podem ser: branco, rosa, amarelo, roxo e verde.

ipe branco flor árvores com flores

A imponente beleza do ipê fez com que se tornassem símbolo de cidades como El Salvador, Venezuela e Paraguai.

  • Altura média: 10 m.
  • Crescimento anual médio: rápido.
  • Meses e duração da floração: A floração ocorre entre junho a agosto, e a maturação dos frutos se inicia em outubro até novembro.

 

 

2. Pata de Vaca (Bauhinia forficata)

Também conhecida árvore orquídea, pelo fato de que suas flores lembram as da orquídea. A Pata de Vaca é uma das espécies mais indicadas para arborização urbana devido ao seu porte que pode chegar até 9 m. Caso seja cultivada para plantar na calçada que possuem fiação, será necessário podar regularmente.

pata de vaca flor árvores com flores

Recebe esse nome popular devido ao formato de suas folhas parecerem com a pata de uma vaca. É uma espécie semicaduca, ou seja, perde parcialmente suas folhas em período de inverno. Os tons de rosa podem variar de acordo com o clima, região e variedade dessa espécie. No geral, a Pata de Vaca se adapta bem a qualquer clima brasileiro e sendo necessário apenas ser plantada ao sol pleno.

  • Altura média: 5 a 9 m.
  • Crescimento anual médio: rápido.
  • Meses e duração da floração: Floresce a partir do final do mês de outubro até janeiro. A maturação dos frutos ocorre de julho a agosto.

 

3. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

A Quaresmeira recebe esse nome devido ao período de sua floração, que coincide com o período da quaresma cristã. Sua floração ocorre duas vezes ao ano, sendo mais intensa no início do ano. A segunda floração é no outono.

quaresmeira flor árvores com flores

De copa densa, com folhas verde escuro e floração que atrai muito polinizadores, a quaresmeira rosa é uma árvore de fácil manutenção e crescimento lento. Além da importância ecológica, a quaresmeira não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em calçadas sem danificá-las.

  • Altura média: 8 a 12 m.
  • Crescimento anual médio: lento.
  • Meses e duração da floração: Ocorre duas vezes, de junho a agosto e de dezembro a março. Os frutos amadurecem de junho até agosto e de abril a maio.

 

4. Jacarandá de Minas (Jacaranda Cuspidifolia)

Considerada uma árvore ornamental por sua beleza, o Jacarandá pode atingir até 10 m de altura. Por não possuir raízes agressivas é comumente encontrado em calçadas, parques e em outros centros urbanos e também por ter resistência a poluição, além do rápido crescimento.

jacaranda de minas flor para plantar na calçada

No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar às flores na primavera. Ela se adapta bem em climas subtropicais, porém não apresenta bom desenvolvimento em regiões com secas prolongadas.

  • Altura média: 5 a 10 m.
  • Crescimento anual médio: rápido.
  • Meses e duração da floração: entre agosto e novembro nascem as flores de tons azulados e lilás.

 

 

5. Sibipiruna (Caesalpinia Peltophoroides)

Confundida muitas vezes pelo Pau-Brasil (Ceasalpinia echinata), devido à semelhança de suas folhas, a Sibipiruna é uma árvore de copa bastante ornamental, atualmente muito utilizada no plantio das cidades da região sudeste do país para o paisagismo. É indicada também para a recuperação de áreas degradadas.

sibipiruna flor para plantar na calçada

No inverno esta espécie perde quase todas suas folhas, que voltam a brotar na primavera. Podendo viver mais de cem anos, a Sibipiruna é característica da mata atlântica, possui belas flores de coloração amarela em racemos apicais e os frutos são vagens achatadas, contendo de 3 a 5 sementes. A dispersão ocorre pela ação do vento.

  • Altura média: 8 a 16 m.
  • Crescimento anual médio: rápido.
  • Meses e duração da floração: a partir do final de agosto até meados de novembro. Os frutos amadurecem de julho a setembro.

 

 6. Resedá Rosa (Lagerstroemia indica

Considerado um arbusto rústico e ideal para calçadas, o Resedá possui um porte pequeno, chegando a 6 metros de altura. As suas raízes são superficiais e não destroem calçadas. Suas belas flores são crespas, com bordas onduladas, de coloração rosa, branca, roxa ou vermelha.

resedá rosa flor para plantar na calçada

Por conta da estrutura de arbusto, é frequente o uso de podas de formação, cortando os ramos finos e deixando apenas um tronco, para dar o formato típico de árvore. Muito comum no sul do país, a espécie reage bem ao inverno brasileiro e é resistente à poluição, pois suas folhas caem apenas uma vez por ano.

  • Altura média: 3 a 6 m.
  • Crescimento anual médio: rápido.
  • Meses e duração da floração: de outubro a final de fevereiro e início de março.

 

 7. Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)

De pequeno a médio porte, o Manacá da Serra é muito comum para plantar na calçada e jardin. Possui belíssimas flores que nascem brancas, ficam rosadas e morrem roxas. É a única árvore do gênero que muda suas flores de cor. Também é uma ótima opção para paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços.

manacá da serra flor para plantar na calçada

O Manacá é uma árvore característica de clima tropical úmido e precisa ser irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Esta espécie necessita de sol, solo fértil e drenável, enriquecido com matéria orgânica.

  • Altura média: 7 a 12 m.
  • Crescimento anual médio: rápido.
  • Meses e duração da floração: floresce durante os meses de novembro-fevereiro e os frutos amadurecem em fevereiro-março.

 

 

8. Chuva de Ouro (Lophantera lactescens)

Chuva de Ouro, também conhecida como Lofantera é uma árvore com flores ornamentais, originária da floresta amazônica, tipicamente tropical e não se desenvolve bem em climas frios, ótima para plantar na calçada. Possui floração na cor amarelo dourado que é composta de belos cachos pendentes, a planta possui uma copa em formato cônico ou ainda piramidal, é muito utilizada para paisagismo.

chuva de ouro para plantar na calçada

Esta espécie se multiplica por meio de sementes, sua taxa de germinação é considerada baixa, mas possui grande efeito ornamental. A Lofantera prefere solo areno argiloso, acrescido de matéria orgânica e ambientes de sol pleno.

  • Altura média: 10 a 20 m.
  • Crescimento anual médio: médio.
  • Meses e duração da floração: durante os meses de fevereiro a maio, e a maturação dos frutos de setembro a outubro.

Artigos Relacionados:

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos incluindo mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre. São mais de 200 opções de espécies nativas de mudas e de sementes de árvores.

botao-cta-acessar-clik-mudas