Confira as melhores árvores com flores para plantar na calçada e trazer mais charme para a sua rua! Todas produzidas em viveiro!
Para facilitar a escolha sobre qual árvore com flores plantar na sua calçada e trazer mais charme para a sua rua, elaboramos essa matéria especialmente para você! Ao escolher a espécie, devemos considerar o seu crescimento, o desenvolvimento de suas raízes, distância da calçada, exposição ao sol e adaptabilidade ao clima em que deseja plantar.
Independente da espécie escolhida, é indicado sempre optar por mudas maiores de 80 cm ou mais, para que não corra o risco dela ser danificada por pedestres ou por animais. Também é indicado construir um cercamento ao redor da planta para evitar maiores danos.
Além disso, a implantação é crucial para que as raízes não sobressaiam e danifiquem a calçada, devendo ser plantada em uma cova de medida: 60 x 60 x 60 cm.
Essas espécies de árvores com flores para plantar na calçada, também são indicadas para áreas de reflorestamento ou fazendas a fim de criar corredores sombreados e trazer um aspecto ornamental mais rico ao ambiente.
Conheça as 8 mudas nativas com flores:
1. Ipê
É a árvore com flor nativa mais plantada em todo o Brasil, tanto em cidades quanto em florestas, se adapta em biomas variados: do Cerrado à Amazônia, do Pantanal à Mata Atlântica. Existem centenas de espécies de ipê, sendo possível identificá-las por meio da cor de suas flores que podem ser: branco, rosa, amarelo, roxo e verde.
A imponente beleza do ipê fez com que se tornassem símbolo de cidades como El Salvador, Venezuela e Paraguai.
- Altura média: 10 m.
- Crescimento anual médio: rápido.
- Meses e duração da floração: A floração ocorre entre junho a agosto, e a maturação dos frutos se inicia em outubro até novembro.
2. Pata de Vaca (Bauhinia forficata)
Também conhecida árvore orquídea, pelo fato de que suas flores lembram as da orquídea. A Pata de Vaca é uma das espécies mais indicadas para arborização urbana devido ao seu porte que pode chegar até 9 m. Caso seja cultivada para plantar na calçada que possuem fiação, será necessário podar regularmente.
Recebe esse nome popular devido ao formato de suas folhas parecerem com a pata de uma vaca. É uma espécie semicaduca, ou seja, perde parcialmente suas folhas em período de inverno. Os tons de rosa podem variar de acordo com o clima, região e variedade dessa espécie. No geral, a Pata de Vaca se adapta bem a qualquer clima brasileiro e sendo necessário apenas ser plantada ao sol pleno.
- Altura média: 5 a 9 m.
- Crescimento anual médio: rápido.
- Meses e duração da floração: Floresce a partir do final do mês de outubro até janeiro. A maturação dos frutos ocorre de julho a agosto.
3. Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
A Quaresmeira recebe esse nome devido ao período de sua floração, que coincide com o período da quaresma cristã. Sua floração ocorre duas vezes ao ano, sendo mais intensa no início do ano. A segunda floração é no outono.
De copa densa, com folhas verde escuro e floração que atrai muito polinizadores, a quaresmeira rosa é uma árvore de fácil manutenção e crescimento lento. Além da importância ecológica, a quaresmeira não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em calçadas sem danificá-las.
- Altura média: 8 a 12 m.
- Crescimento anual médio: lento.
- Meses e duração da floração: Ocorre duas vezes, de junho a agosto e de dezembro a março. Os frutos amadurecem de junho até agosto e de abril a maio.
4. Jacarandá de Minas (Jacaranda Cuspidifolia)
Considerada uma árvore ornamental por sua beleza, o Jacarandá pode atingir até 10 m de altura. Por não possuir raízes agressivas é comumente encontrado em calçadas, parques e em outros centros urbanos e também por ter resistência a poluição, além do rápido crescimento.
No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar às flores na primavera. Ela se adapta bem em climas subtropicais, porém não apresenta bom desenvolvimento em regiões com secas prolongadas.
- Altura média: 5 a 10 m.
- Crescimento anual médio: rápido.
- Meses e duração da floração: entre agosto e novembro nascem as flores de tons azulados e lilás.
5. Sibipiruna (Caesalpinia Peltophoroides)
Confundida muitas vezes pelo Pau-Brasil (Ceasalpinia echinata), devido à semelhança de suas folhas, a Sibipiruna é uma árvore de copa bastante ornamental, atualmente muito utilizada no plantio das cidades da região sudeste do país para o paisagismo. É indicada também para a recuperação de áreas degradadas.
No inverno esta espécie perde quase todas suas folhas, que voltam a brotar na primavera. Podendo viver mais de cem anos, a Sibipiruna é característica da mata atlântica, possui belas flores de coloração amarela em racemos apicais e os frutos são vagens achatadas, contendo de 3 a 5 sementes. A dispersão ocorre pela ação do vento.
- Altura média: 8 a 16 m.
- Crescimento anual médio: rápido.
- Meses e duração da floração: a partir do final de agosto até meados de novembro. Os frutos amadurecem de julho a setembro.
6. Resedá Rosa (Lagerstroemia indica)
Considerado um arbusto rústico e ideal para calçadas, o Resedá possui um porte pequeno, chegando a 6 metros de altura. As suas raízes são superficiais e não destroem calçadas. Suas belas flores são crespas, com bordas onduladas, de coloração rosa, branca, roxa ou vermelha.
Por conta da estrutura de arbusto, é frequente o uso de podas de formação, cortando os ramos finos e deixando apenas um tronco, para dar o formato típico de árvore. Muito comum no sul do país, a espécie reage bem ao inverno brasileiro e é resistente à poluição, pois suas folhas caem apenas uma vez por ano.
- Altura média: 3 a 6 m.
- Crescimento anual médio: rápido.
- Meses e duração da floração: de outubro a final de fevereiro e início de março.
7. Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)
De pequeno a médio porte, o Manacá da Serra é muito comum para plantar na calçada e jardin. Possui belíssimas flores que nascem brancas, ficam rosadas e morrem roxas. É a única árvore do gênero que muda suas flores de cor. Também é uma ótima opção para paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços.
O Manacá é uma árvore característica de clima tropical úmido e precisa ser irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Esta espécie necessita de sol, solo fértil e drenável, enriquecido com matéria orgânica.
- Altura média: 7 a 12 m.
- Crescimento anual médio: rápido.
- Meses e duração da floração: floresce durante os meses de novembro-fevereiro e os frutos amadurecem em fevereiro-março.
8. Chuva de Ouro (Lophantera lactescens)
Chuva de Ouro, também conhecida como Lofantera é uma árvore com flores ornamentais, originária da floresta amazônica, tipicamente tropical e não se desenvolve bem em climas frios, ótima para plantar na calçada. Possui floração na cor amarelo dourado que é composta de belos cachos pendentes, a planta possui uma copa em formato cônico ou ainda piramidal, é muito utilizada para paisagismo.
Esta espécie se multiplica por meio de sementes, sua taxa de germinação é considerada baixa, mas possui grande efeito ornamental. A Lofantera prefere solo areno argiloso, acrescido de matéria orgânica e ambientes de sol pleno.
- Altura média: 10 a 20 m.
- Crescimento anual médio: médio.
- Meses e duração da floração: durante os meses de fevereiro a maio, e a maturação dos frutos de setembro a outubro.
Artigos Relacionados:
Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos incluindo mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre. São mais de 200 opções de espécies nativas de mudas e de sementes de árvores.