A análise química do solo é feita pela amostra do solo. Essa pesquisa permite saber se há necessidade de correção dos nutrientes. Entenda!
A avaliação de fertilidade do solo inicia-se com a amostragem do solo, pois é com base na análise química que é estabelecido o grau de insuficiência ou suficiência, possibilitando correções das deficiências e elementos prejudiciais ao cultivo.
Para a coleta da análise química do solo, o método zigue-zague é o mais utilizado para pequenos produtores e por produtores que não possuem recursos como aparelhos de GPS. Neste contexto, indica-se a divisão da área em lotes empiricamente homogêneos de até 10 hectares cada (mesma posição topográfica, cor do solo, textura, cultura ou vegetação anterior, adubação e calagem anterior).
Posteriormente, percorra a área em zigue-zague retirando com um trado (ou pá) entre 8 e 12 amostras de solo. Outro detalhe importante é evitar recolher amostras próximas a barracões, área de armazenagem de adubos, estradas, formigueiros ou cupinzeiros ou que contenham muitas fezes de animais.
No caso de preparo de implantação de florestas, siga os seguintes passos para a análise química do solo:
- Retire amostras separadas de diferentes profundidades: 0 a 20 cm e 20 a 40 cm;
- Coloque todas as amostras de mesma profundidade de uma área em um balde limpo;
- Misture bem todas as amostras de mesma profundidade e retire a amostra final com cerca de 500 gramas de solo;
- Identifique com uma etiqueta resistente ou escreva no saquinho plástico a identificação da amostra e envie para o laboratório;
- Encaminhe as amostras para a Laborsolo.
Profundidade e itens de análise química do solo:
Profundidade: 0 – 20 cm
Item de Análise Química: Macro + Micro.
Profundidade: 20 – 40 cm
Itens de Análise Química: Básica + S; P-REM; Al – Alumínio; Matéria Orgânica.
Item de Análise Física: Granulométrica.
Por meio dos resultados da análise, os técnicos estarão aptos a realizar a sua devida interpretação e indicar assim as devidas correções. Esta atividade é de suma importância dentro do contexto de manejo florestal, uma vez que a falha nesta etapa inicial implicará em problemas no crescimento e desenvolvimento das árvores, trazendo prejuízos e comprometendo todo investimento realizado.
O Instituto possui técnicos capacitados em orientar todo esse processo inicial. Para informações, entre em contato conosco e verificaremos como podemos orientar esta atividade técnica inicial de implantação.
Por que a Laborsolo?
Com intuito de padronizar o processo, a equipe técnica do Instituto vem utilizando de análises oriundas da Laborsolo devido ao fato deste laboratório disponibilizar de um software que recebe o arquivo com extensão específica sugres.exe, o que agiliza todo processo de análise e interpretação.
LABORSOLO
Endereço: Av. Tiradentes, 1770 – Rodocentro, Londrina – PR, 86071-000
Fone: (43) 3338-5738
E-mail: laborsolo@laborsolo.com.br
Site: https://laborsolo.com.br/produtos
Saiba qual o capital necessário para investir em uma floresta de Mogno Africano em um local com fertilidade mediana fazendo o download gratuito da planilha modelo de investimento: