O Programa Plante Árvore consiste em doações voluntárias de mudas empresas que patrocinam o reflorestamento a fim de realizar ações sustentáveis e compensação de CO2. A restauração de matas nativas ocorre dentro dos limites do bioma da Mata Atlântica e do Cerrado, através da doação de mudas a proprietários rurais que tenham em suas propriedades, áreas a serem restauradas ou áreas de mata ciliar que devem ser refeitas.

Dessa forma, realiza-se a parceria entre partes que tenham interesse em fomentar o cultivo de árvores nativas, financiando-as, e proprietários rurais para responsabilizar-se pelas operações de plantio.

Selo Plante Árvore CO2 Neutro

O restauro florestal é projetado levando-se em conta critérios de máxima diversidade de espécies e respeitando as características do ecossistema local.

Sempre é plantado um mix de diferentes espécies nativas, respeitando critérios da dinâmica de sucessão ecológica e condições específicas do local escolhido, visando restaurar a vegetação nativa da área ao mais próximo possível de sua condição original.

Assim sendo, a empresa patrocinadora torna-se co-responsável pelo plantio de uma floresta, usufruindo de comunicação socioambiental em campanhas e mídias que desejar.

Quem são os envolvidos?

Para que o processo de restauração seja possível, faz-se necessário o alinhamento de 3 partes distintas, sendo:

  • Empresa ou parte patrocinadora: responsável pelo financiamento das mudas;
  • Proprietário de área: beneficiado pela doação das mudas e responsável pelo plantio;
  • Click Mudas (em conjunto com o IBF): responsável por intermediar toda a ação, além de produzir as mudas, organizar cadastro de áreas e repassar de informações.
Quero ser empresa patrocinadora Quero cadastrar minha área

Selo “Eu Colaboro” e Certificado de “Empresa Amiga da Floresta”

As empresas que patrocinam recebem o Certificado de Empresa Amiga da Floresta, o Selo “Eu Colaboro”, que está em conformidade com a legislação ambiental vigente e de acordo com o modelo proposto pela Norma ISO 14020 para concessão de selos ambientais. Desta forma, o patrocinador promove o reconhecimento de parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores da política adotada em relação a sustentabilidade organizacional.

Para acompanhamento da ação, o patrocinador também receberá um relatório contendo mapa, fotos e demais informações técnicas 30 dias após o plantio.

Quanto tempo demora para ser beneficiado com doação de mudas?

A doação de mudas acontece somente se houver um patrocinador Devido as atividades técnicas operacionais e também sobre os períodos de plantio, não se é possível realizar o plantio conforme demandas mensais. Assim, há indicação de que haja um “acúmulo” de mudas, aproveitando a alocação de outros parceiros.

O Programa não consegue determinar ou prever um prazo para que o repasse aconteça. Para aqueles que necessitam de uma demanda urgente, há a opção na aquisição dessas mudas a valores subsidiados. Solicite um orçamento:

Quero receber um orçamento

Após a seleção de áreas potenciais, elencamos alguns pontos de critério de aprovação:

  • Período necessário para que a área esteja apta ao plantio;
  • Disponibilidade de mão de obra para realização das atividades técnicas de plantio e manutenção;
  • Confirmação quanto ao tamanho da área para realização do plantio;
  • Negociações quanto ao porte e espécies das mudas;
  • Responsabilidade pelo custo do frete de entrega.

Caso necessário, daremos orientações com relação ao preparo do terreno, espaçamento e profundidade das covas, controle de pragas, adubação, irrigação, entre outras informações importantes para o sucesso do plantio.

Após análise de todos os processos para o plantio, é celebrado um Contrato de Parceria para Preservação Florestal junto com o proprietário rural.

O beneficiado pela doação pode distribuir as mudas que foram doadas?

Não, esta prática não é possível. Para aprovação no programa de doação, o proprietário responsabiliza-se em realizar o plantio na área da propriedade especificada em contrato, não sendo possível a distribuição em outras áreas ou ações paralelas. Caso isto ocorra, a ação é caracterizada como quebra de contrato e o proprietário será acionado judicialmente.

O transporte das mudas é de responsabilidade do proprietário. O proprietário pode retirar as mudas diretamente em nosso viveiro ou, em caso de impossibilidade, arcar com o envio via transportadora. Nós seremos responsáveis pelos cálculos das opções disponíveis conforme região de entrega.

Artigos Relacionados: