Simule seu investimento em mogno africano AGORA Simular

SapateiroNome Científico: Pera glabrata (Euphorbiaceae), Sapateiro.

Características: O Sapateiro é uma espécie arbórea com altura média entre 8 e10 m de altura e com tronco de 40-50 cm de diâmetro. Suas folhas são simples, glabras, de 7-11 cm de comprimento por 3-5 cm de largura e de coloração verde-escura na face superior e mais clara na face inferior.

Locais de Ocorrência: Distribui-se pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais até Santa Catarina, no cerrado e na floresta latifoliada semidecídua.

Madeira: Leve, mole, fácil de cortar e furar, difícil de fender, de baixa durabilidade quando exposta. Própria para confecção de cepas de tamancos, obras de entalhe, lápis, caixotaria, etc.

Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia encontrada tanto em terrenos bem drenados de topos de morros em matas ciliares. Apesar de pioneira, também é frequentemente encontrada no interior da floresta primária densa. Floresce durante os meses de janeiro-março e os frutos iniciam a maturação no final de outubro, prolongando-se até janeiro. Sua produção de sementes é irregular, não ocorrendo todos os anos. Como é uma espécie pioneira e produtora de frutos apreciados por algumas espécies de pássaros, é ótima para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

As espécies de árvores nativas como o SAPATEIRO são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Figo!

Fale Conosco