Atinge entre 6 e12 m de altura, dotada de copa pouco globosa, tronco tortuoso e liso medindo de 30 a 50 cm de diâmetro. Folhas opostas, simples e brilhantes na face superior. Flores solitárias ou inflorescências de cor branca e frutos vistosos, brilhantes e sulcados.
Nome Científico: Eugenia uniflora (Myrtaceae).
Locais de Ocorrência: Ocorre em praticamente todas as formações vegetais no território que se estende da Bahia ao Rio Grande do Sul.
Madeira: Moderadamente pesada, dura, compacta e de longa durabilidade natural.
Aspectos Ecológicos: Planta semidecídua, muito frequente em solos úmidos de regiões acima de 700 m de altitude. Floresce durante os meses de agosto-novembro e os frutos amadurecem em outubro-janeiro.
As espécies de árvores nativas como a PITANGA são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.
Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.
No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com o certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.
Confira também sobre Sansão do Campo!
Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.