Simule seu investimento em mogno africano AGORA Simular

Pinheiro do ParanáNome Científico: Araucaria angustifólia (Araucariaceae), Pinheiro do Paraná.

Características: O Pinheiro do Paraná é uma espécie da classe dos pinheiros (gminospermas) com 20-50 m de altura e tronco retilíneo com 90-180 cm de diâmetro. Suas folhas são aciculadas, coriáceas e glabras. A planta jovem possui forma piramidal e bem diferente da adulta.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente em regiões de altitudes acima de 900 m de Minas Gerais, Rio de Janeiro, até o Rio Grande do Sul.

Madeira: Leve, macia e pouco durável.

Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia, pioneira, característica de regiões de altitude onde forma as chamadas “mata de pinhais”. Ocorre, geralmente, na forma de agrupamentos quase homogêneos, dominando completamente o dossel. A  maturação das pinhas ocorre nos meses de abril-maio, somente vinte meses após o início da formação dos órgãos reprodutivos femininos.

As espécies de árvores nativas como o PINHEIRO DO PARANÁ são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Pau-Brasil!

 Fale Conosco