PindaívaNome Científico: Duguetia lanceolata (Annonaceae), Pindaíva.

Características: A Pindaíva é uma espécie arbórea com 15-20 m de altura e 40-60 cm de diâmetro, com casca fissurado. Suas folhas são simples, alternas, dísticas e glabras, medindo entre 8 e 12 cm de comprimento. As flores são grandes e de coloração arrozada e os frutos são bacáceos, vermelhos e muito vistosos.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, principalmente na floresta semidecídua  de altitude e na mata pluvial atlântica.

Madeira: Pesada, moderadamente resistente e de baixa resistência ao apodrecimento, porém, resistente ao ataque de cupins.

Aspectos Ecológicos: Planta perenifolia característica da mata pluvial atlântica. Ocorre geralmente em agrupamentos populacionais homogêneos em topos de morros onde o solo é bem drenado; entretanto, é comum em várzeas e beira de rios. A floração ocorre durante os meses de outubro-novembro e a frutificação entre março-maio. Os frutos são comestíveis e atraem grande quantidade de animais.

As espécies de árvores nativas como a Pindaíva são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Café de Bugre!

 

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.

botao-cta-acessar-click-mudas