Simule seu investimento em mogno africano AGORA Simular

Jacarandá de MinasNome Científico: Jacaranda cuspidifolia (Bignoniaceae), Jacarandá de Minas.

Características: O Jacarandá de Minas é uma espécie de médio porte com 5 a 10 de altura e 30 a 40 cm de diâmetro. Suas folhas são compostas bipinadas de 20-50 cm de comprimento, 8-10 jugos (pares de pinas); pinas com 10-15 pares de folíolos glabros.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo até o Paraná, principalmente na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Parana. É muito semelhante e pode ser confundida com a espécie exótica Jacaranda mimosaefolia Don (jacarandá-mimoso), nativa do norte da Argentina.

Madeira: Própria para marcenaria.

Aspectos Ecológicos: Planta decídua, heliófita, pioneira, característica de encostas rochosas da floresta latifoliada e transição para o cerrado. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, amplamente dispersas pelo vento Floresce durante os meses de setembro/dezembro com as plantas totalmente despidas de sua folhagem velha e os frutos amadurecem entre agosto e setembro. Por ser bastante ornamental, é amplamente utilizada no paisagismo em geral. Além disso, é amplamente utilizada na recuperação de áreas degradadas, visando a recomposição arbórea de áreas de preservação permanente.

As espécies de árvores nativas como o Jacarandá de Minas são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Barbatimão Ornamental!

 

Fale Conosco