Nome Popular: Figo, Figueira-comum, Figueira, Figueira-da-Europa, Figueira-de-baco, Figueira-de-Portugal, Figueira-do-reino.muda de figo 1

Nome Científico: Ficus carica.

Família: Moraceae.

Características: O Figo apresenta tronco retorcido e grosso. Suas flores é que irão originar o fruto e é uma árvore caducifólia ou decídua, ou seja, em determinado período do ano essa árvore perde totalmente suas folhas. No período de sua folhagem apresenta cor verde-claro. Na primavera essa planta produz fruto que irão amadurecer no verão. Essa planta pode atingir até 10 metros de altura. Seu fruto é comumente comercializados em latas e consumidos especialmente em datas comemorativas como o Natal.

A muda de figueira é uma árvore exótica oriunda do Oriente Médio. Essa árvore frutífera se popularizou no território nacional por se adaptar facilmente ao clima brasileiro tendo preferência por climas mais amenos, também produz o figo, fruto muito apreciado na culinária brasileira.

As espécies de árvores como o FIGO são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas e exóticas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Paineira Rosa!

 

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.

botao-cta-acessar-click-mudas