Simule seu investimento em mogno africano AGORA Simular

CarobaNome Científico: Jacaranda macrantha (Bignoniaceae), Caroba.

Características: A Caroba é uma espécie com 8-12 m de altura e 20-30 cm de diâmetro. As folhas são compostas bipinadas, de 40-50 cm de complemento, com 9-11 jugas. As flores são tubulares, características da família Bigoniaceae, de coloração rósea. Os frutos são cápsulas lenhosas de coloração escura contendo sementes aladas.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Madeira: Moderadamente pesada, macia ao corte, pouco compacta e de baixa durabilidade natural.

Aspectos Ecológicos: Planta pioneira, decídua, característica da floresta semidecídua de altitude. Apresenta baixa frequência em toda área de ocorrência, tanto no interior da mata quanto em formações secundárias.

Plantio e Utilização: A madeira pode ser empregada em obras internas de construção civil e, além disso, a árvore é extremamente ornamental, podendo ser amplamente utilizado em projetos de paisagismo e na arborização urbana.

Produção de Mudas: As sementes logo após serem coletadas devem ser colocadas para germinação em canteiros semi-sombreados contendo substrato orgânico. A emergência ocorre entre 10 e 20 dias e a taxa de germinação geralmente é alta. O crescimento das plantas no campo é rápido.

As espécies de árvores nativas como a CAROBA são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Pau-Brasil!

Fale Conosco