Simule seu investimento em mogno africano AGORA Simular

CapororocaNome Científico: Rapanea ferruginea (Myrsinaceae), Capororoca.

Características: A Capororoca é uma espécie arbórea cm 6-12 m de altura e tronco com 30-40 cm de diâmetro. A copa estreita e rala é dotada de folhas alternas espiraladas, simples, lanceoladas a oblanceoladas, membranáceas e ferrugíneas. Suas flores são pequenas e pouco vistosas, de coloração creme e dispostas em inflorescências. Os frutos são drupas globosas, e negras, quando maduras.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente em todo o país, em quase todas as formações vegetais.

Madeira: Leve, macia ao corte, textura média, pouco resistente e de baixa durabilidade quando exposta. É empregada apenas em obras internas, como esteios, caibros, lenha e carvão.

Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia e pioneira, característica de formações secundárias da floresta pluvial Atlântica. Prefere encostas e beira de córregos, ocorrendo até altitudes acima de 2000 m. Em determinado estágio da sucessão secundária da encosta atlântica chega a ser a espécie predominante. Seus frutos são avidamente consumidos por várias espécies de pássaros, o que torna recomendável para plantios mistos de áreas degradadas de preservação permanente.

As espécies de árvores nativas como a CAPOROROCA são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Cedro Rosa!

Fale Conosco