BracatingaNome Científico: Mimosa scabrella (Leguminosae – Mimosoideae), Bracatinga.

Características: A árvore Bracatinga é perenifólia, com altura variando entre 4 e 18 m e diâmetro entre 20 e 30cm. Em maciços, apresenta tronco reto, com fuste de até 15 m. Porém, quando isolada, o tronco é curto e ramificado. As folhas são compostas, muito variáveis, com 4 a 14 pares de pinas opostas de 3 a 6 cm de comprimento e folíolos de 4 a 8 mm, em número de 15 a 30 pares por pina. As flores são amarelas e pequenas, agrupadas em inflorescências.

Locais de Ocorrência: No Brasil, ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Madeira: O cerne, de coloração bege-rosada, é irregular, com nuances mais escuras, textura grosseira e superfície um pouco áspera. A durabilidade natural, em condições adversas, é muito baixa. Contudo, é permeável aos tratamentos preservantes, em autoclave. Pode ser usada na construção civil, caixotaria, embalagens leves, compensados, laminados, aglomerados, extração de celulose e tanino.

 

Aspectos Ecológicos: Espécie pioneira, típica de capoeiras e capoeirões. Ocorre na floresta secundária, muitas vezes em formações puras, após ação antrópica, o que a caracteriza como espécie agressiva. Vive em média por vinte e cinco anos, portanto uma espécie de baixa longevidade. Floresce durante longo período, porém com mais intensidade entre os meses de junho e agosto. O amadurecimento dos frutos ocorre entre novembro-janeiro.

As espécies de árvores nativas como a BRACATINGA são muito indicadas para ações de reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. O reflorestamento, por exemplo, corresponde a implantação de florestas em áreas que já foram degradadas, seja pelo tempo, pelo homem ou pela natureza.

Já quando há a finalidade de arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.

No viveiro do Instituto Brasileiro de Florestas é possível encontrar mudas de árvores nativas produzidas em tubetes plásticos de diversos tamanhos. Todas com a certificação no Registro Nacional de Mudas e Sementes – RENASEM.

Confira também sobre Dedaleiro!

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.

botao-cta-acessar-click-mudas