Um dos fatores principais do planejamento florestal, é compreender que a melhor época para plantar florestas comerciais está diretamente ligada ao custo benefício do projeto. Continue lendo e entenda!

Assim como as culturas agrícolas, cultivar florestas comerciais exige estudo, técnica e preparo. 

Um dos fatores cruciais para se obter sucesso no momento inicial do projeto, é atentar-se em qual será a melhor época para levar as mudas a campo. 

Por isso, neste conteúdo, abordaremos os principais cuidados para minimização de riscos de mortalidade das mudas após o plantio.

Cuidados e fase de pegamento

Ao saírem do viveiro para irem a campo, as mudas ainda estão em sua fase vital de desenvolvimento. Neste momento, precisam obter o máximo de nutrientes para que possam crescer, tornando-se árvores grandes e saudáveis.

Embora formadas, nesta fase, as raízes são pequenas e superficiais, ou seja, ainda não penetraram no solo para captar nutrientes. Por isso, conseguem absorver apenas substâncias que estão presentes na superfície do solo. Essa fase em que a muda irá enraizar na terra é chamada de “pegamento”.

O período de pegamento das mudas acontece entre 30 a 40 dias, podendo estender-se para 90 dias. Após o encerramento desse prazo a planta não correrá mais o risco de perda por falta de água. É neste momento que é avaliado a necessidade de fazer a reposição das mudas ou não.

Escolha bem a sua muda

Antes da colocação das mudas na cova, verifique se as raízes apresentam aparência rustificada, ou seja, se a muda foi desenvolvida em um ambiente que simula todas as possíveis ocorrências que podem surgir no campo. 

Dessa forma, a muda irá apresentar maior resistência do que as outras que não passaram por esse processo.

Para conferir se uma muda possui raízes bem formadas, basta retirá-las do tubete ou vaso. Ao ver as raízes da planta significa que ela está pronta para ir a campo. 

Faça a análise do solo

Antes de escolher a melhor época para plantar, lembre-se de realizar um estudo da área de cultivo, além de fazer a análise química da terra. 

Realizando a análise é possível fazer um diagnóstico do local e identificar se há a necessidade de fazer a correção do solo.

Essa ação irá ajudar no desenvolvimento da muda, auxiliando no desempenho de arranque de seu crescimento.

Como escolher a melhor época para plantar florestas comerciais?

É possível plantar florestas para fins comerciais durante os 12 meses do ano. Portanto, o que deve ser analisado durante o cronograma de operações, é qual período trará o melhor custo benefício para o plantio e para o produtor.

O clima pode ser dividido em dois períodos: o chuvoso e o seco. Dependendo da região, esse fator pode ter maior intensidade ou não.

Um período é considerado seco quando, ao longo dos meses, o índice pluviométrico fica abaixo de 5 milímetros. Na região central de Minas Gerais, essa condição acontece de meados de julho até a metade do mês de setembro. O restante dos meses é marcado pela presença de chuvas. 

A diferença básica entre realizar os plantios em períodos chuvosos ou secos, é a metodologia empregada. 

Dentro do período chuvoso e seco é possível dividir a operação em duas etapas:

Chuvoso:

  • início das chuvas;
  • final das chuvas.

Seco:

  • início da seca;
  • fim da seca.

Ao escolher uma dessas formas, o que deverá ser considerado é o sistema de irrigação de pegamento das mudas, pois é necessário adaptar a técnica de acordo com a estação escolhida para o plantio.

Lembre-se de que mais importante do que definir o período para realização do plantio da floresta, é preciso elaborar um planejamento estratégico e um cronograma que viabilizem todas as operações do projeto, proporcionando o melhor custo benefício para o plantio e, consequentemente para o produtor do início ao fim. 


Saiba mais sobre o Polo Florestal em: www.poloflorestal.com.br