A produção de mudas nativas e de Mogno Africano do IBF visa atender a restauração florestal e plantios comerciais de madeira nobre

A produção de mudas nativas do Mogno Africano do Instituto Brasileiro de Florestas visa atender as demandas de projetos de recuperação florestal e plantios comerciais de madeira nobre. O trabalho desenvolvido conta com estruturas com capacidade produtiva da produção de mudas, de aproximadamente 1 milhão de mudas anuais.

Para orçamentos, fale com a nossa loja virtual ClickMudas pelo Whatsapp: (43) 9161-1117

Desenvolvimento de mudas nativas

A estrutura dos viveiros para a produção de mudas, é composta por profissionais especializados que coletam e tratam de sementes dos fragmentos da floresta.

Após coletar as frutas de uma variedade de espécie, elas são selecionadas e realiza-se uma triagem para a remoção de sementes. As sementes são tratadas e plantadas em tubetes, recomendados para cada espécie, contendo de substrato florestal próprio e fertilizante químico encapsulado.

Durante os estágios de semeadura, germinação e crescimento, os tubetes são colocados em bandejas plásticas. As bandejas dão suportes ao tubete sem que haja enraizamento no solo. Elas são colocadas no chão forrado de uma camada de manta de ráfia e pedras, com 50% na penumbra. Esta forma de plantação garante o controle das condições de crescimento dos brotos, incluindo a irrigação completamente automatizada

Substrato

A composição comercial do substrato podem conter os seguintes materiais:

• Casca de Pinus;

• Fibra de Côco;

• Turfa fibrosa;

• Vermiculita.

Para orçamentos, fale com a nossa loja virtual ClickMudas pelo Whatsapp: (43) 9161-1117

Utilização de tubetes para mudas nativas


Tubetes são acondicionados em bandejas próprias ou em estaleiros feitos de alambrados (estrutura suspensas de arames galvanizados). São os recipientes com melhor aceitação no mercado atualmente para a produção de mudas.

Apresentam como vantagens o uso racional da área do viveiro, permitindo o acondicionamento de um número grande de mudas, automatização do sistema de produção, desde o seu enchimento até a semeadura e expedição das bandejas para a área de germinação.

Os tubetes também podem ser reutilizados por mais de dez anos, dependendo da qualidade do plástico utilizado na sua fabricação e do adequado armazenamento.

Um cuidado especial na escolha dos tubetes é em relação à existência de estrias verticais internas que direcionem as raízes para a abertura inferior dos mesmos, onde serão podadas pelo contato com o ar.

     

                     

         

tubetes e bandejas para mudas