Simule seu investimento em mogno africano AGORA

Saiba quais sãos os tipos de espaçamento para plantio de Mogno Africano que tem impacto direto na qualidade da madeira nobre para serraria

Em vez de ler sobre espaçamento no plantio de Mogno Africano, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

Espaçamento para plantio de Mogno Africano é uma das variáveis fundamentais que influencia na produção de madeira nobre para serraria. O espaçamento nada mais é que a distância entre as plantas no campo. No caso de plantio de florestas nobres, para determinar essa distância é considerado o sistema radicular, parte aérea durante o desenvolvimento das árvores e o tamanho da a área a ser explorada.

Berger afirma que “a distância entre as mudas é uma das variáveis que atua no crescimento de um povoamento florestal e que pode ser controlada eficientemente pelo silvicultor”. O espaçamento para plantio de Mogno Africano desempenha um papel fundamental quando se deseja produzir madeira de boa qualidade.

O espaçamento ideal em plantios destinados à produção de madeira para serraria é aquele que atinge boa produtividade e qualidade da madeira extraída pelo menor custo de implantação e manutenção, alcançando maior lucratividade do negócio florestal.

Atualmente, existem dois modelos de espaçamentos mais utilizados na silvicultura: povoamentos homogêneos e sistema silvipastoril. Em ambos os casos é preciso se atentar a posição do sol para antes de plantar a floresta, sendo o ideal que o plantio seja feito no sentido leste/oeste.

Espaçamento puro para plantio de Mogno Africano

A densidade de povoamentos homogêneos pode variar entre 1.200 e 2.000 árvores por hectare. Para florestas de Mogno Africano, o espaçamento mais indicado é 3 x 2  ou 3,5 x 1,7 metros (1.666 árvores/hectare) por ser um modelo com bom custo benefício, permitindo boa qualidade e seleção da madeira madura, além de facilitar o acesso e o manejo mecanizado entre as linhas.

O espaçamento 3 x 2 metros apresenta diversas vantagens no desenvolvimento da floresta, sendo elas:

  • Árvores com maior grau de esbeltez;
  • Retilineidade;
  • Maior altura de fuste;
  • Melhor fator de forma;
  • Maior produtividade;
  • Mineralização da matéria orgânica;
  • Rápido fechamento do dossel e menor custo de operação.

Todas as vantagens pontuadas anteriormente influenciam uma a outra. Quando se é plantado nesse modelo de espaçamento, há a competição entre as árvores plantadas para obter mais luz e nutrientes no solo. Essa competição faz com que elas crescem de forma mais retilínea e produzam menos ramos laterais, dessa forma, o fechamento do dossel se dá de forma mais rápida do que em outros espaçamentos.

O fechamento do dossel dificulta a passagem de luz fazendo com que as plantas invasoras não predominem na floresta, reduzindo-se assim o custo de manutenção da floresta.

espaçamento 3x2 para plantio de mogno africano

Nesse processo de crescimento da muda já é possível verificar maior grau de esbeltez. O grau de esbeltez é a relação entre a altura e largura da árvore, obtida com a medição da altura total e do diâmetro à altura do peito (DAP). O DAP adequado garante estabilidade da planta contra tempestade e ventos e melhor fator de forma, pois é possível aproveitar toda a altura da árvore em tora para se obter peças de maior comprimento e largura. Dessa maneira, há maior rendimento da madeira produzida.

Por isso, o melhor custo-benefício para produção de madeira para serraria são os sistemas puros, espaçamento mais densos (6 m²/árvore) em quincôncio, facilitando a mecanização e melhor distribuição do espaço vital. Deste modo, inicia-se com o povoamento inicial  de 1.666 árvores/hectare conforme ilustrado na figura ao lado.

Já os espaçamentos para plantio de Mogno Africano menos densos, como o 4 x 4 m ou 6 x 6 m, fazem com que a árvore seja mais tortuosa, apresente mais galhos e baixo grau de esbeltez. Tudo isso gera uma menor seleção das árvores, pois irão apresentar fator de forma menor e consequentemente baixa produtividade.

O fechamento do dossel da floresta é mais lento, apresentando maior incidência de luz solar, propício para o surgimento de plantas invasoras. Sendo necessário realizar atividades de manutenção da florestas mais recorrente e gerando assim maior custo de operação.

Espaçamento de Mogno Africano em sistemas silvipastoris

Em sistemas silvipastoris recomenda-se o plantio em renques, acima de 4 linhas para cada renque, variando a dimensão do vão conforme a densidade pretendida. Nesse sistema busca-se conciliar a floresta com a pecuária. Para evitar pisoteamento das mudas e outros danos ao desenvolvimento da floresta, é indicado aguardar no mínimo 2 anos para que o gado seja solto no local.

espaçamento em sistema silvipastoril

Além dos espaçamentos para plantio de Mogno Africano, também é necessário realizar atividades de manutenção da florestas como a matocompetição, controle de formigas e definir o sistema de desbastes.

Nos primeiros anos, essas atividades precisam ser mais intensas, porém ao se inserir o gado, o controle do mato já é controlado pelos próprios animais, reduzindo-se o custo de manutenção da floresta.

O modelo de espaçamento para plantio de Mogno Africano em renques também pode ser utilizado para plantios consorciados, que seriam o plantio de uma segunda cultura junto com o mogno africano.

Neste caso, no vão seriam plantados a cultura secundário, sendo que a medida desse vão variar de acordo com o que se pretende plantar. Por isso, busque ajuda profissional que irá indicar o melhor espaçamento para o plantio consorciado.

O que achou do nosso conteúdo?

Como foi visto sobre espaçamento para plantio de Mogno Africano , há inúmeras formas de se plantar Mogno Africano: sistemas puros, sistemas silvipastoris e consorciado. Porém, em qualquer um dos sistemas escolhidos é importante se atentar para o que se pretender obter com a floresta, para que assim, a distância entre as mudas seja definido de forma mais assertiva.

tempo crescimento mogno

 

 

 

Conheça o Aplicativo Minha Floresta para gerenciamento da sua floresta de Mogno Africano na palma de suas mãos AQUI!