O uso de bandejas e tubetes plásticos garantem qualidade na produção de mudas quando comparadas às que são produzidas em sacos plásticos. Os sacos plásticos, devido ao se formato, não apresentam estrias que direcionam o desenvolvimento da raíz da planta em desenvolvimento, por isso sua raiz se enovela e no momento que for levada à campo está suscetível a tombamentos.

Já os tubetes para mudas apresentam formato cônico e estrias internas, isso garante que as raízes se desenvolvam e direcionam as raízes para a abertura inferior dos mesmos, onde serão podadas pelo contato com o ar, garantindo, assim, um maior índice de “pegamento”. Esse material proporciona melhor  acondicionamento de um número grande de mudas, automatização do sistema de produção, desde o seu enchimento até a semeadura e expedição das bandejas para a área de germinação. Os principais benefícios são:

tubete muda raiz

  • Melhor desenvolvimento do sistema radicular;
  • Economia de substrato;
  • Impedem o enovelamento das raízes;
  • Facilidade no manuseio e transporte;
  • Reutilizável.

Os tubetes para mudas também podem ser reutilizados por mais de 10 anos, dependendo da qualidade do plástico fabricado e do armazenamento adequado, pelo fato de serem fabricados com material atóxico (polipropileno, fotoestabilizado com aditivo antiultravioleta e etileno-propileno-terpolimero (EPDM)). Esse material é pode ser usado na produção de mudas como as de: mogno africano, café, açaí, cana de açúcar, cacau, pimenta do reino, espécies nativas e frutíferas, eucalipto e pinus.

banner-clickmudas

Atualmente, é possível encontrar diversos tamanhos de tubetes no mercado, pelo fato desse produto apresentar menor custo na quantidade de substrato/terra e mais qualidade no desenvolvimento das plantas e, consequentemente, maior produtividade na lavoura e o pegamento da espécie em campo. Hoje é possível encontrar tubetes de 2,5 L, 820 cm³, 290 cm³, 120 cm³ e 55 cm³ e bandejas de diversos tamanhos para facilitar o transporte e acomodamento das mudas:

  • Bandeja de 54 células;
  • Bandeja de 96 células;
  • Bandeja de 187 células;
  • Bandeja plug de 128 células;
  • Bandeja plug de 200 células.

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos como: mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre.

O material produzido com a tecnologia da Florestal Plast, facilita o transporte de 4 vezes a quantidade de tubetes no mesmo volume e aumento a conicidade do produto. O design com bordas reforçadas também proporciona maior facilidade no momento de desentubar as mudas, gerando menos perda por quebra de torrão, assegurando assim uma maior resistência o que aumenta a vida útil do tubete.