Tubetes para mudas: menor custo e mais produtividade

O uso de bandejas e tubetes plásticos garantem qualidade na produção de mudas quando comparadas às que são produzidas em sacos plásticos. Os sacos plásticos, devido ao se formato, não apresentam estrias que direcionam o desenvolvimento da raíz da planta em desenvolvimento, por isso sua raiz se enovela e no momento que for levada à campo está suscetível a tombamentos.

Já os tubetes apresentam formato cônico e estrias internas, isso garante que as raízes se desenvolvam e direcionam as raízes para a abertura inferior dos mesmos, onde serão podadas pelo contato com o ar, garantindo, assim, um maior índice de “pegamento”. Esse material proporciona melhor  acondicionamento de um número grande de mudas, automatização do sistema de produção, desde o seu enchimento até a semeadura e expedição das bandejas para a área de germinação. Os principais benefícios são:

tubete muda raiz

  • Melhor desenvolvimento do sistema radicular;
  • Economia de substrato; 
  • Impedem o enovelamento das raízes;
  • Facilidade no manuseio e transporte;
  • Reutilizável.

Os tubetes também podem ser reutilizados por mais de 10 anos, dependendo da qualidade do plástico fabricado e do armazenamento adequado, pelo fato de serem fabricados com material atóxico (polipropileno, fotoestabilizado com aditivo antiultravioleta e etileno-propileno-terpolimero (EPDM)). Esse material é pode ser usado na produção de mudas como as de: mogno africano, café, açaí, cana de açúcar, cacau, pimenta do reino, espécies nativas e frutíferas, eucalipto e pinus.

Atualmente, é possível encontrar diversos tamanhos de tubetes no mercado, pelo fato desse produto apresentar menor custo na quantidade de substrato/terra e mais qualidade no desenvolvimento das plantas e, consequentemente, maior produtividade na lavoura e o pegamento da espécie em campo. Hoje é possível encontrar tubetes de 2,5 L, 820 cm³, 290 cm³, 120 cm³ e 55 cm³ e bandejas de diversos tamanhos para facilitar o transporte e acomodamento das mudas: 

  • Bandeja de 54 células;
  • Bandeja de 96 células;
  • Bandeja de 187 células;
  • Bandeja plug de 128 células;
  • Bandeja plug de 200 células.

tubetes e bandejas para mudas

 

O material produzido com a tecnologia da Florestal Plast, facilita o transporte de 4 vezes a quantidade de tubetes no mesmo volume e aumento a conicidade do produto. O design com bordas reforçadas também proporciona maior facilidade no momento de desentubar as mudas, gerando menos perda por quebra de torrão, assegurando assim uma maior resistência o que aumenta a vida útil do tubete. Veja nesse vídeo como desentubar a muda do tubete:

 

Treinamento

 

Boletim Informativo

Mogno Africano

Ligar

icon telefone

Fale com um especialista do IBF

das 8h às 18h

+55 11 4063-5206

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 whats

bnds edit

Nossos Serviços

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551