O tempo de corte ótimo do Mogno Africano pode ser visto sobre dois pontos de vista: o mercadológico e o técnico. Saiba mais sobre eles!

O tempo de corte do Mogno Africano pode ser entendido de dois pontos de vista diferentes: financeiro e técnico. Entende-se que a idade ótima de corte foi atingida a partir do momento em que o povoamento florestal está financeiramente maduro. Isto é, quando a taxa anual de incremento, em valor, se torna igual à taxa anual de juros paga por outras modalidades de investimentos do ponto de vista financeiro. Na perspectiva técnica, seria quando a floresta atingisse o seu potencial máximo de produção anual de madeira.

A idade determina o crescimento da floresta. Nesse caso, pode ser de forma positiva, quando ocorre o desenvolvimento natural das plantas, ou de forma negativa, quando há restrições impostas por fatores externos (competição entre as plantas no campo e estresse hídrico). Existe, ainda, fatores internos (mecanismos auto regulatórios e envelhecimento), segundo o engenheiro florestal, Boris Zeide.

Para saber o quanto de madeira é produzida ou identificar o melhor momento para se realizar o manejo da floresta, é preciso monitorar o crescimento em altura e diâmetro de um determinado talhão até o corte raso da floresta. Assim, é possível criar o inventário florestal. Esses dados podem servir para calcular o quanto a floresta cresceu em volume no último ano (Incremento Corrente Anual – ICA) e o crescimento médio em volume em determinado período (Incremento Médio Anual – IMA). 

ICAt = Volt – Volt-1 (1)

IMAt = Volt/Idadet (2)


Onde:

ICAt – incremento corrente anual no período t.

Volt – Volume do talhão no período t, em m³ ha-1.

Volt-1 – Volume do talhão no período t-1, em m³ ha-1.

IMAt – Incremento corrente anual no período t.

Idadet – Idade do talhão no período t, em anos.

Tempo de Crescimento do Mogno Africano

grafico 1

O ICA e o IMA servem para saber o quanto de madeira foi produzida ao longo dos anos e como está o desempenho da floresta. Além de apresentar maior controle sobre o desenvolvimento. Por meio destes dados será possível identificar o melhor momento para realizar manejo, desbaste e corte raso da floresta, considerando os aspectos financeiros.

No caso do Mogno Africano com espaçamentos mais densos, a mensuração deve ser realizada anualmente a partir dos X anos, sempre no mesmo talhão. Normalmente é possível notar que o crescimento das árvores cessam devido à competição entre elas, sendo recomendado o manejo dos desbastes, pois a retirada de indivíduos fará com que haja a retomada do crescimento das remanescentes. 

Os desbastes proporcionam um aumento do espaço disponível para cada árvore, equilibrando o crescimento da copa e do sistema radicular. Esta atividade pode, em função do peso, causar a diminuição da produção volumétrica total, mas sua execução é justificada por elevar a produção comercial ocasionada pelo aumento da dimensão das toras.

grafico 2

Assmann (1968), após analisar a reação dos povoamentos florestais aos desbastes, observou que as árvores remanescentes aumentavam rapidamente seu incremento, devido ao melhor aproveitamento dos fatores ambientais.

Este fenômeno foi denominado como efeito de aceleração de crescimento. No entanto, depende da idade da aplicação do desbaste e seu peso. 

Contudo, ao considerar os aspectos financeiros, outros indicadores são considerados para identificar o tempo de corte do Mogno Africano.

São analisados os juros, o preço e a projeção de receita gerada na venda da madeira comparado ao valor aplicado em outra alternativa de investimento, como a poupança e o tesouro direto. Por meio dessa comparação é possível identificar o valor de venda e, assim, a maturidade financeira da floresta. Por isso, a mensuração e o inventário florestal são de suma importância e devem ser realizadas anualmente.

Os períodos dos cortes variam conforme o desenvolvimento da floresta e das atividades de manutenção executadas. Assim, o momento do manejo dos desbastes será definido com base na produção de madeira, isso quer dizer com base na idade ótima de corte, no aspecto financeiro e na questão técnica.

Aspectos técnicos e financeiros

Portanto, compreender os aspectos técnicos e financeiros da floresta de Mogno Africano são fundamentais para que seu investimento seja mais lucrativo.

De modo a conciliar o fator financeiro e o crescimento ideal da floresta, é indicado que seja plantado com o espaçamento que proporciona o melhor custo x benefício, com realização dos desbastes periódicos. A madeira proveniente dos manejos pode trazer retorno financeiro ao produtor. Entenda com mais detalhes, baixando a planilha modelo de investimento em Mogno Africano:

planilha de investimento