Veja como foi o plantio de 10ha de Mogno Africano no Maranhão realizado com o auxílio da assessoria do Instituto Brasileiro de Florestas

Todo empreendedor ao buscar novas opções de investimento se depara, em determinado ponto de sua pesquisa e implantação, com a necessidade de contratar profissional com expertise para auxiliá-lo no desenvolvimento de seu projeto. Conheça neste artigo o plantio de 10ha de Mogno Africano no estado do Maranhão.

Mogno Africano no Maranhão

O Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) tem acompanhado o aumento no número de investidores na cultura agroflorestal, em especial do Mogno Africano, pelo fato da madeira produzida por essa cultura apresentar retorno financeiro atrativo e também ser de interesse do mercado europeu.

Diante das vantagens que o Mogno Africano apresenta, o pecuarista e empreendedor, Sr. Erlinael, optou por investir nesse cultivo contratando a Assessoria Técnica Financeira do IBF. Essa assessoria visa fornecer auxilio para implantação de florestas e criação do planejamento personalizado para sua fazenda. Estão inclusos na assessoria:

Planejamento;

Análise e recomendações para correção do solo;

Acompanhamento do plantio;

Manutenção;Guia financeiro;

Projeto Técnico.

Foto 1: Especialista do IBF, Solano Aquino, em Zé Doca/MA.

Durante esse período da elaboração do planejamento e de análise para correção do solo, foi reservado mudas de mogno africano, para que se desenvolvessem e se tornassem mais rustificadas a fim de aumentar o índice de pegamento.

Implantação de floresta de Mogno Africano em Zé Doca/MA

Zé Doca/MA é uma das regiões mais prósperas da Amazônia Maranhense por apresentar terra fértil, temperatura quente, fácil captação de água e índice pluviométrico significativo, tornando-se, assim, ambiente favorável para o cultivo de Mogno Africano. Além disso, possui localização estratégica por estar aproximadamente a 300 km do Porto Itaqui, São Luís/MA, que está entre os principais portos do Brasil.

Para a implantação de uma floresta de 10 hectares (ha) de Mogno Africano no estado do Maranhão, foi feito um planejamento, o qual consiste na definição do orçamento, cronograma das atividades e projeto técnico.

Na elaboração do orçamento foi feito um levantamento dos implementos que a fazenda já possuía e as que seriam necessário adquirir. Também foi contabilizado custos de insumos, mão de obra, ferramentas e maquinários. O cronograma consiste no controle  das atividades a serem desenvolvidas e o estudo estratégico da melhor época para plantio. Enquanto o projeto técnico (business planning) é a visão geral da atividade a ser realizada junto com o empreendedor que irá conter previsão de crescimento, preço de venda da madeira e diagnóstico de mercado.

Transbordo de 53 toneladas de calcário para correção do solo

Após elaborado o planejamento, foi feito uma análise de solo e identificado a necessidade de ação preventiva de correção de solo na fazenda de Erlinael. Antes de qualquer ação, foi realizado treinamento das técnicas de plantio e manutenção pelo IBF junto a equipe para que não haja incidentes na implantação.

Uma das correções consiste em adicionar calcário para equilibrar o sistema de ciclagem dos nutrientes. Também foi aplicado biofertilizante e cepas de fungos e bactérias, que são compostos por organismos benéficos capazes de sintetizar o fertilizante químico e otimizar captação de nutrientes a fim de melhorar ainda mais o desenvolvimento da floresta.

Foto 2: Transbordo de 53 toneladas de calcário para correção do solo.

Mogno Africano no Maranhão.

Vias de acesso

Durante a execução do projeto de Mogno Africano no estado do Maranhão, foram abertas vias de acesso para transporte dos insumos até a lavoura florestal e incorporação de mais de 50 toneladas de insumos e corretivos.

Após a implantação da floresta, é realizado ações de monitoramento da floresta para garantir crescimento e desenvolvimento de qualidade da floresta, manutenção e controle de pragas, doenças e competidores com suporte do IBF.

Foto 3: Abertas vias de acesso para transporte dos insumos.