Os sistemas silvipastoris conciliam a criação de gado e florestas. Ter conhecimento técnico sobre a metodologia de plantio e o comportamento da espécie plantada neste sistema é essencial para o sucesso do negócio florestal. Leia mais!

A conciliação da criação de gado junto com florestas é denominado de sistemas silvipastoris (pecuária + floresta).

Comumente esse sistema consiste no plantio da floresta em renques no sentido leste/oeste e espaçamento de 18 metros entre os renques, sendo 3 metros entre as linhas e 2 metros entre plantas ou 3,5×1,75 metros ou 2,5×3,5 metros.

A densidade dos sistemas silvipastoris pode variar conforme a atividade que pretende-se priorizar dentro do consórcio, porém o mais observado são casos em que se mantém uma densidade variando entre 5 a 8,3 m² por árvore na lotação inicial dentro dos renques.

Os gados devem aguardar no mínimo 2 anos para serem soltos no local, a fim de evitar o pisoteamento das mudas e demais danos ao desenvolvimento da floresta.

Outro ponto a ser considerado ao realizar um plantio consorciado, é atentar-se para época de seca, uma vez que neste período o mato seca mais rápido e, consequentemente, a oferta de alimento para os animais é reduzida.

A escassez de alimento faz com que o gado busque outras fontes de alimento. Portanto, mesmo não sendo agradável ao paladar, ele poderá danificar as árvores. Para evitar que isso ocorra, é preciso alimentá-los de forma adequada para que não danifique as árvores.

Além dos espaçamentos, é preciso realizar atividades de manutenção da floresta, como a matocompetição, controle de formigas e definir o sistema de desbastes.

ATENÇÃO: Embora haja a possibilidade de realizar o plantio consorciado, o IBF recomenda apenas plantios puros de Mogno Africano. Por isso, não realiza nenhuma orientação técnica para plantios consorciados, uma vez que não possui experiência em conduzir uma correção de solo e demais tratos culturais de dois sistemas distintos.

Quer saber mais sobre o Mogno Africano? Clique aqui e veja 5 motivos para investir nesta espécie!