Madeiras nobres ou de lei são espécies de árvores que possuem mais durabilidade do que as outras, devido a sua qualidade e resistência

Madeiras nobres ou madeiras de lei são espécies de árvores que possuem mais durabilidade do que as outras, devido a sua qualidade e resistência. Costumam ser mais duras e densas, sendo mais resistentes ao ataque de fungos e doenças e também à umidade.

A origem do termo “madeira de lei” veio da época da colonização do Brasil. Quando a família real portuguesa chegou ao país e havia muita extração de árvores nativas. Por conta disso, instituíram uma lei que não permitia mais a retirada dessas árvores sem a autorização da coroa portuguesa, por isso o nome “madeira de lei”.

Um exemplo, foi o pau-brasil, que além de ter sido a primeira árvore a ser considerada madeira de lei, foi também a espécie que deu nome ao país. A partir deste cenário foram estabelecidas algumas espécies para serem utilizadas na construção de navios e de dormentes de ferrovias. Existem algumas características específicas que diferenciam as madeiras nobres das madeiras comuns. A principal delas é a qualidade, como possuem crescimento mais lento, levam tempo para se tornarem duras e resistentes, por isso, resultam toras mais pesadas e densas conferindo maior durabilidade.

Qualidades das madeiras nobres

Espécies nobres possuem pouca distinção entre o alburno (parte branca da madeira) e o cerne (parte central da madeira), dessa forma sua durabilidade se deve a produção de substâncias químicas no cerne das árvores, que protegem o tronco do ataque de insetos e de fungos. Entenda essas diferenças com mais detalhes, neste artigo.

Outra qualidade das madeiras nobres é que a maioria das espécies possuem cores próprias e marcantes, que vão desde o bege ao amarelo ou do vermelho ao marrom-escuro, variando de acordo com a espécie. Normalmente, a madeira de lei costuma apresentar superfície lisa e lustrosa, consequentemente dando origem a um material mais bonito e de acabamento refinado.

Desde a colonização, a madeira de lei é muito valorizada por conta de possuir qualidade muito superior à madeira comum, tornando seu uso mais exclusivo e refinado. Sua principal aplicação pode ser para construções civis, instrumentos musicais, confecção de móveis e artigos de luxo, construção naval, dentre outros.

Atualmente, essas espécies de madeira são protegidas por diversas leis ambientais, que evitam o desmatamento de árvores nativas. Para serem comercializadas, os plantios precisam ser organizados e estar dentro da legislação vigente.

Espécies de madeiras nobres nativas:

Ipê

É uma espécie nativa brasileira que costuma resistir a climas mais frios, inclusive regiões com geadas. Produz madeira nobre muito consumida no mercado interno e externo. É conhecida pela sua beleza e diversidade de cores, por isso é bastante usada para arborização urbana. No quesito madeira, é seu uso consiste em estrutura de construções, na produção de pontes, pisos, móveis, vigas, entre outras finalidades. Saiba mais sobre espécies de ipês aqui.

Mogno Brasileiro

Espécie nativa da Amazônia de qualidade e beleza única. O mogno brasileiro é muito apreciado no mercado nacional e internacional por ser fácil de trabalhar e muito resistente. Mas infelizmente ele está na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e consta nos organismos internacionais de proteção que proíbem a sua comercialização pelo mundo. O mogno brasileiro foi comumente utilizado para a confecção de mobiliários de luxo, painéis, assoalhos, laminados, acabamentos internos de construções civis e etc.

Espécies de madeiras nobres exóticas:

Mogno Africano

Nativo da África, é muito resistente à pragas e possui tempo de amadurecimento da madeira menor quando se comparado à outras espécies nobres. Esta espécie se desenvolve muito bem no Brasil devido ao aspecto do solo e fatores climáticos serem muito parecidos com o seu país de origem. Sua madeira possui cor avermelhada e alto valor no mercado, sendo reconhecida tanto no Brasil quanto internacionalmente. O mogno africano é destinado a artigos de luxo, construções civis, instrumentos musicais, entre outros.

Teca

Originária da Índia, a Teca é uma árvore de grande porte que costuma se adaptar bem em diversas condições, e, no Brasil, está entre as espécies nobres mais cultivadas. Sua madeira é bem resistente à variações de temperaturas e por isso é muito utilizada na construção naval. Tem alta qualidade e possui coloração marrom brilhante.

Sabemos que a extração das madeiras nativas brasileiras aumentou significativamente nos últimos anos. Mesmo com leis de proteção, o desmatamento ainda ocorre com frequência no Brasil e segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em julho de 2019 houve um aumento de 278% no número de alertas para área desmatada na Amazônia em comparação ao mês de julho de 2018. Além disso, entre 2018-2019, os dados mostraram um aumento de 29,54% de área desmatada com relação ao período anterior (2017-2018), o que representou uma área de 9.762km² de desmatamento.

Tendo em vista este cenário crítico frente às árvores de espécies nativas no Brasil, é possível prever a queda no fornecimento de madeira no mercado. Por isso, uma das alternativas é plantar espécies exóticas para produção de madeira nobre, de rápido crescimento, com alto valor comercial a fim de atender o mercado nacional e internacional. Saiba neste artigo porque investir em madeira nobre.

Baixe nossa planilha modelo de investimento para saber quanto pode render uma floresta de mogno africano:

baixar planilha