Por meio do Programa Plante Árvore, o IBF tornou-se parceiro do Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI)

Por meio do Programa Plante Árvore, o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) tornou-se parceiro do Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI).

O IBI é uma entidade voltada para a promoção da cultura brasileira como elemento fomentador do nosso turismo interno e geração de renda, com a consequente valorização do ser humano.

Sua sede é localizada em Brasília/DF e possui uma equipe capacitada na elaboração de projetos de grande porte, promovendo a cultura, o turismo e o desenvolvimento sócio-econômico das populações beneficiadas.

A parceria entre o IBI e o IBF relaciona-se ao fomento do plantio de árvores nativas voltadas a recuperação de áreas degradadas. Nesse contexto, o IBI foi o responsável pelo plantio de 500 mudas no ano de 2017.

Empresa Amiga da Floresta IBI

O Programa Plante Árvore é uma ação do IBF, voltada à restauração florestal de mata nativa em áreas degradadas, dentro dos limites do bioma Mata Atlântica e Cerrado. O programa consiste no cadastro de proprietários rurais que tenham em suas propriedades, áreas a serem restauradas ou áreas de mata ciliar que devem ser refeitas.


Dessa forma, realiza-se a convergência entre empresas que tenham interesse ou necessidade de fomentar o plantio de árvores nativas, financiando-as, e proprietários rurais cadastrados que tenham demanda de restauração (sendo estes os responsáveis pela locação de mão de obra das atividades técnicas de plantio). A adesão ao programa se dá de forma voluntária por ambas as partes.


O IBF se encarrega da coleta das sementes, cultivo das mudas e escolha da área para o plantio, e ainda se compromete em oferecer toda a orientação necessária para o preparo do solo, plantio e manutenção das árvores durante o período de dois anos.


O restauro florestal é projetado levando-se em conta critérios de máxima diversidade de espécies e respeitando as características do ecossistema local. Sempre é plantado um mix de diferentes espécies nativas, respeitando critérios da dinâmica de sucessão ecológica e condições específicas do local escolhido, visando restaurar a vegetação nativa da área ao mais próximo possível de sua condição original.

Plante árvore