Em visita de negócios na Alemanha, o conselheiro do IBF conheceu Nils Petersen, chefe do Dpto de Comércio Exterior da GD Holz

Em visita de negócios à Alemanha, Solano Aquino e Paulo Henrique Moutinho – empresário brasileiro residente na Alemanha, investidor em florestas de mogno africano no Brasil – conheceram Nils Olaf Petersen, chefe do Departamento de Comércio Exterior da GD Holz, Associação Econômica para o Comércio de Madeira Alemã, sendo uma referência no segmento madeireiro mundial fundada em 1947 em Berlim.

A GD Holz visa auxiliar as empresas associadas nas áreas de comércio de madeira: atacado, varejo e folheados. Para facilitar a comercialização, a empresa possui um banco de dados que fornece as localizações dos produtores de madeira e informa sobre as normas legais vigentes. Nessa plataforma há também informações sobre espécies, propriedades e aplicações do produto.

GD HOLZ - GESAMTVERBAND DEUTSCHER HOLZHANDEL E.V. | ATIBT

Ciente das políticas e interesses do mercado madeireiro, a Associação definiu um código de conduta para o comércio de importação que serve de base para fiscalização do Regulamento UE da madeira, tornando a DG Holz um órgão de vigilância, a fim de que haja o cumprimento de todos os requisitos legais desde março de 2013.

A GD Holz reúne atualmente 930 empresas associadas na Alemanha. A Associação é filiada ao Luxembourg Trade Group e é membro de organizações da indústria da madeira alemã. Em 2012 nomeou o Presidente da European Timber Trade Federation. A sede da federação é Berlim. Os eventos mais importantes promovidos pela DG Holz são a assembleia geral anual, o “German Timber Trade Day” e o dia da filial.

Na Alemanha, também ocorreu uma visita à BIOMADERAS, empresa que importa madeira tropical dura e prevê o valor de 1.090 euros para venda do metro cúbico da madeira serrada e seca, o que confirma a expectativa dos produtores brasileiros frente ao mercado exterior atual.

Em reunião, foi discutida a extrema aceitação que essa alternativa de madeira tropical dura e renovável, está tendo no mercado alemão e até mesmo europeu. Nils explicou que a GD Holz, trabalha apenas com esta qualidade de madeira, desde que sejam certificadas para que toda a regulamentação esteja correta na hora de sua compra.

Comentou que alguns países, como por exemplo, a Indonésia, está praticamente fora do comércio de madeira da Alemanha pois praticam o desmatamento indiscriminado. Nils, reconhece que, hoje, o Brasil é o país que detém a maior tecnologia de florestas plantadas do mundo, com alta produtividade. Por fim, firmaram parceria, tornando a GD Holz um caminho para novas oportunidades de negociação da madeira tropical produzida no Brasil.