Se você deseja ter árvores frutíferas mas não tem quintal com jardim, canteiro ou pomar em casa, a saída nestes casos é plantar as mudas em vasos. Mesmo em espaços reduzidos, elas podem se desenvolver muito bem, basta adotar alguns cuidados em seu manejo. Conheça mais sobre fruta no pé, dentro de casa!

Em primeiro lugar, é preciso escolher bem qual tipo de árvore plantar. Embora muitas espécies possam ser cultivadas em vasos, o recomendável é que sejam de pequeno porte e fácil de manusear, sem a necessidade de tantos cuidados.

Pés de Romã, Pitanga, Jabuticaba, Acerola, Araçá, Cabeludinha e Goiaba são ótimos exemplos de árvores frutíferas que se adaptam bem a esse tipo de espaço e você pode ter a fruta no pé.

Além disso, o vaso no qual a muda será cultivada também precisa ser adequado: o material não interfere no desenvolvimento da planta, mas é preciso que ele tenha um dreno para escoamento da água. Já com relação ao tamanho, o vaso deve ter, pelo menos, 10 cm de diâmetro a mais que o torrão da muda.

É preciso também ter bastante cuidado e atenção com a poda, pois ela irá controlar a altura, o crescimento das folhas e do caule da árvore. Uma dica é sempre utilizar tesouras apropriadas. Especialistas recomendam que a poda seja feita após a época de frutificação e que os galhos sejam cortados rente ao caule, na diagonal.

Na hora de regar a sua muda frutífera, é importante lembrar que, apesar dessas espécies demandarem água em abundância, a terra não pode ficar encharcada. A dica é regar de três a quatro vezes por semana no verão, no inverno por volta de duas vezes, ou sempre que a superfície da terra estiver ligeiramente seca, deixando o excesso de água escoar pelo dreno do vaso.

Não se deve esquecer ainda, que o ambiente no qual a árvore vai ficar precisa ser bastante arejado e receber a luminosidade adequada para cada espécie.

Tomando todos esses cuidados, a sua árvore pode crescer cheia de saúde, com fruta no pé, dentro de casa!

Separamos aqui algumas curiosidades sobre as frutas citadas acima:

 

Romã fruta Romã: Possui propriedades antioxidantes, previne o câncer de próstata, retarda o envelhecimento e baixa os níveis de colesterol.
Pitanga: Auxilia no tratamento da gota, rins, reumatismo e também é considerada antifebril e antidiarreico.    pitanga fruta
Jabuticaba fruta Jabuticaba: O chá preparado com a casca do fruto é indicado para tratar diarreias e disenterias, bem como para tratamento de inflamações crônicas nas amígdalas.
Acerola: Possui expressiva quantidade de vitamina C, é excelente antioxidante, fortalece o sistema imunológico e previne a gripe.     Acerola fruta
Araçá fruta Araçá: Tem ação calmante, diurética e antinflamatória, é usado para combater as inflamações bucais e gastrointestinais, urogenitais e intestinais. Previne e trata a osteoporose, o excesso de ácido úrico, a retenção de líquidos, a anemia, e a de prisão de ventre.
Cabeludinha: É extremamente rica em vitaminas A e C, por isso tem efeito antioxidante e reduz os níveis de colesterol, além de ajudar a diminuir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.    Cabeludinha fruta
Goiaba fruta Goiaba: É rica em Licopeno, importante antioxidante. O Óleo da folha de Goiaba é anti-proliferativa e pode ajudar na prevenção do crescimento de células cancerosas, como o câncer de mama e de próstata. 

 

Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos incluindo mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre. São mais de 200 opções de espécies nativas de mudas e de sementes de árvores.

botao-cta-acessar-clik-mudas