Embora plantar o Mogno Africano pareça fácil, é preciso ter planejamento, conhecimento, cuidado e atenção para que a implantação aconteça corretamente e traga resultados positivos. Leia mais!

Plantar o Mogno Africano para fins comerciais exige conhecimento, técnica e planejamento. Por isso, antes de começar as operações é preciso considerar uma série de etapas para que a implantação da floresta aconteça corretamente e os resultados durante e ao final do ciclo sejam positivos.  

Afinal é o conjunto de ações antes, durante e depois do plantio da floresta que contribui no o crescimento das árvores, resultando em madeiras de qualidade e que consequentemente, contribuirão no valor de venda da madeira para o mercado.

Como plantar o Mogno Africano

Escolha da área e análise do solo

Antes de começar a plantar o Mogno Africano é preciso escolher uma área com boa localização para viabilizar a logística dos insumos e maquinários e favorecer o escoamento da madeira no futuro.

Além disso, realizar a análise do solo por meio da coleta laboratorial é fundamental para conhecer as condições da terra. Através dessa análise será possível identificar se a terra apresenta boas propriedades químicas para o desenvolvimento do Mogno Africano. 

analise-de-fertilidade-do-solo

Espaçamento

Floresta de Mogno Africano

O espaçamento refere-se à distância entre as árvores e está diretamente ligado à produtividade e lucratividade da floresta. 

Um espaçamento ideal é aquele que alcança o menor custo de implantação e manutenção, atingindo maior produtividade e qualidade da madeira em sua extração, consequentemente, alcançando maior lucratividade para a floresta. 

A densidade de povoamentos homogêneos recomendada para a produção de madeira para serraria varia entre 1.100 e 1.800 árvores por hectare. 

Aquisição e plantio das mudas

Mudas de qualidade resultam em árvores bem formadas. Por isso, escolher viveiros especializados fará toda a diferença para o seu empreendimento florestal.

A compra das mudas deve constar no planejamento das atividades, assim como o prazo em que serão plantadas. O tempo ideal de viveiro para que ela esteja pronta para o plantio é entre 12 e 18 meses.

Para saber se uma muda apresenta boa qualidade é preciso atentar-se às seguintes características:

  • Recipiente: mudas de qualidade são produzidas em tubetes de plástico com formato cônico para inibir o enovelamento das raízes. 
  • Tamanho: a muda de Mogno Africano deve ter em média de 20 a 30 cm de altura para ser considerada pronta para o plantio. 
  • Rustificação: na rustificação o sombreamento é reduzido, permitindo a exposição da planta à condição que ela enfrentará após o plantio. Mudas que não passaram por esse processo podem não se desenvolver.
  • Transporte: as mudas devem ser transportadas em caminhões climatizados e em recipientes apropriados para não machucá-las ou quebrá-las.

producao-das-mudas-no-viveiro
Produção das mudas no viveiro

O método de plantio dependerá da escolha do produtor e pode ser feito de forma manual, através de matracas ou de forma mecanizada, por meio de tratores específicos para plantação das mudas. 

Tanto a operação manual quanto a mecanizada trazem bons resultados, mas possuem diferenças entre si, tanto em relação ao tempo de execução de cada atividade, quanto aos equipamentos usados e o custo operacional. 

Cada atividade é indicada de acordo com a particularidade da terra em que se vai plantar o Mogno Africano.

Operação manual

  • Indicada para regiões com rochas ou locais íngremes e de difícil acesso;
  • Abertura e adubação realizadas ao mesmo tempo por uma cova;
  • A remoção do material vegetal é feito com foices, facões ou por meio da aplicação química de herbicidas com o uso da bomba costal;
  • Para plantar as mudas, as covas são abertas com até 40cm de diâmetro ou 1 metro de profundidade para melhor resultado de enraizamento.

plantio-manual-mogno-africano
Plantio manual de Mogno Africano

Operação mecanizada

  • Indicada para regiões planas e sem afloramento rochoso (pouco ou nenhum desnível e sem a presença de rochas);
  • A remoção do mato acontece por meio de uma roçadeira acoplada ao trator;
  • A preparação do solo para abertura das covas e plantio das mudas acontece através da abertura de linhas de plantio, por meio de um sulcador florestal acoplado em área total. 

Ao optar pelo plantio manual é necessário montar uma equipe realizando o cálculo das despesas por hora/homem, considerando o tamanho da área que será plantada. 

Plantar o Mogno Africano: sozinho ou no Polo Florestal?

Tratando-se de um cultivo silvicultural de longo prazo, plantar o Mogno Africano é diferente de plantar outras culturas agrícolas com safras mais curtas. Por isso, ao optar pelo investimento nesta espécie, é preciso estar ciente de que exigirá conhecimento de técnicas e de mercado. 

floresta-de-mogno-africano-polo-florestal
Floresta de Mogno Africano

Atualmente é possível investir em Mogno Africano de forma independente ou por meio de polos florestais que consistem em um complexo de áreas com infraestrutura e equipe especializada na produção de madeira, focando em volume e regularidade.

O Polo Florestal do IBF está localizado em Minas Gerais e permite que qualquer pessoa seja investidor de uma floresta de Mogno Africano, mesmo sem ter terra ou conhecimento em gestão florestal.

Por meio de uma solução completa oferecida pelo IBF, o investidor adquire um lote mínimo de 7,2 hectares com todas as condições para o cultivo do Mogno Africano. Além disso, terceiriza os serviços de plantio, gerenciamento da floresta, corte e comercialização da madeira através de contrato junto com IBF, ficando livre de preocupações quanto à execução do empreendimento. 

Ficou interessado no investimento? Fale com a nossa equipe clicando aqui e saiba mais!