Confira 6 coisas que você provavelmente não sabia sobre o cultivo da árvore de Mogno Africano! Veja informações e curiosidades

O Mogno Africano é uma espécie exótica, nativa da África e foi introduzida no Brasil como uma nova alternativa para produção de madeira nobre, a fim de diminuir o desmatamento de florestas nativas e atender a demanda do mercado madeireiro. Conheça neste artigo 6 coisas que você não sabia sobre a árvore de Mogno Africano!

No Brasil, o Mogno Africano se adaptou muito bem ao clima e solo por ser muito semelhante às características climáticas do continente de origem, dessa forma seu plantio comercial tem sido muito difundido e a espécie está se popularizando cada vez mais nos estados brasileiros.

De acordo com a Embrapa Brasília, estima-se que a área plantada em território brasileiro já tenha ultrapassado 37 mil hectares em 2018, o que torna o Brasil, um dos maiores produtores deste gênero, seguido da Austrália com 14 mil hectares de K. senegalensis.

A árvore de Mogno Africano apresenta diversas características únicas o que o diferencia das outras espécies, como por exemplo: qualidade e cor da madeira, resistência à pragas e doenças, alto valor comercial, maior apreciação no mercado nacional e internacional.

Por ser uma espécie considerada relativamente nova no Brasil e que ainda está em processo de difusão, há algumas informações e curiosidades talvez você não saiba. Confira na lista abaixo 6 coisas que você não sabia sobre a árvore de Mogno Africano:

6 coisas que você não sabia sobre a árvore de Mogno Africano

1) O ukulele é feito de madeira de mogno

O Mogno Africano possui uma alta qualidade e algumas particularidades. Da sua madeira é possível produzir o solid ukulele, um instrumento musical único. Considerado uma variação do cavaquinho, o instrumento foi levado ao Havaí pelos portugueses e era típico da Ilha da Madeira.

Nessa época, final do século 19, o ukulele era feito somente com madeira, mas a partir de 1950 começaram a produzi-los com materiais de plástico. Hoje em dia, os mais baratos são feitos de madeira compensada ou laminada, mas com seu tampo de madeira maciça. Já os mais caros, são feitos inteiramente de madeiras maciças, como mogno africano ou Hardwood.

2) Possui poucos ramos laterais

Outro ponto não tão conhecido sobre a árvore de mogno africano, é sobre a sua estrutura que possui menos ramos laterais do que outras espécies de madeira nobre. A importância dessa característica é que quanto menos ramos e galhos, maior será o aproveitamento e qualidade da tora na hora do tratamento para a comercialização, fazendo com que o custo de atividade de manutenção seja reduzido. A poda/desrama desses ramos, é recomendada até que o fuste alcance 8 a 12 metros de altura.

Árvore de mogno africano com mais de 40 anos de idade na Embrapa Pará com Solano Aquino3) Primeiro plantio foi realizado no Pará

No Brasil, o primeiro plantio da árvore de Mogno Africano foi feito no estado do Pará e lá estão as árvores mais antigas dessa espécie que já ultrapassaram os 40 anos de idade.

A história do cultivo do Mogno Africano no Brasil começou quando o ministro da agricultura da Costa do Marfim passou pela sede da Embrapa Oriental, em Belém do Pará (PA) e entregou ao pesquisador Ítalo Cláudio Falesi, sementes da árvore, por isso, a maior parte dos plantios de mogno africano no Brasil são originários desses primeiros indivíduos.

4) Menor tempo de corte

Uma outra característica bem interessante, é que o Mogno Africano possui um ciclo menor quando se comparado à outras espécies de madeira nobre, como a Teca e o Cedro, por exemplo. Para se ter uma ideia, outras espécies nobres costumam apresentar o corte final por volta de 25 anos, enquanto o ciclo da árvore de Mogno Africano acontece por volta de 17 anos. Além disso, a altura do Mogno Africano pode chegar a 40 a 50 metros de altura. 

5) Não resiste à geadas

Talvez esta informação ainda não tenha chegado até você, mas apesar dessa espécie exótica ter se adaptado e desenvolvido muito bem nos estados brasileiros, ele não apresenta resistência à geadas severas, porque é uma espécie sensível a climas muito frios. Além disso, é aconselhado plantar em locais com índice pluviométrico superior a 800mm por ano.

6) Não se desenvolve em solos alagados 

Outra questão que muitas pessoas não sabem, é que o mogno africano não consegue se desenvolver em solos encharcados ou onde pode ocorrer alagamento. Conheça mais sobre a importância de analisar e corrigir o solo AQUI.