Mogno africano se destaca devido a sua maturidade precoce e alto retorno financeiro. Saiba qual capital necessário para investir em Mogno Africano

As florestas para produção de madeira nobre são famosas por serem investimentos de longo prazo com alto retorno financeiro. Investir em Mogno Africano se destaca entre as demais espécies por apresentar maturação biológica precoce, isto é, o corte raso é feito a partir dos 17 a 25 anos. Enquanto as florestas comerciais de ipê roxo, o corte final é por exemplo, a partir dos 25 anos de idade. 

Essa espécie exótica produz madeira tropical dura, muito apreciada no mercado internacional. Para se atender essa demanda internacional é indicado que seja feito o plantio em grande escala. Caso opte em atender o mercado interno, é possível se obter retorno financeiro em pequenas áreas.

Ao plantar uma floresta de mogno africano é preciso analisar diversos fatores do local onde será feito o plantio para que assim seja possível definir os recursos e o capital necessário para se investir em mogno africano.

Recursos necessários para plantar Mogno Africano

A quantidade de recursos necessários está diretamente ligado ao tamanho da área que se deseja fazer o plantio. Contudo, pode ser reduzido caso haja infraestrutura para recebimento e armazenamento dos recursos, ou até mesmo a reutilização de determinados insumos já presentes na propriedade. Confira abaixo os itens necessários na implantação da floresta:

  • Mão de obra;
  • Canteiro de obra;
  • Insumos;
  • Transporte e armazenamento;
  • Máquinas e equipamentos.

A quantidade e os recursos listados nos itens mencionados podem variar de acordo com o método de implantação que poderá ser manual, indicado para terrenos irregulares, ou mecanizada para áreas planas.

Propriedades de aproximadamente 10 hectares são implantadas normalmente com equipes de 6 a 9 operários de serviços gerais. Equipes deste tamanho costumam levar cerca de 1 semana para concluir a operação. Os operários de serviços gerais serão coordenados por um encarregado ou pelo próprio empregador, considerando a contratação da empresa de locação de maquinário (tratores e implementos) para operações mecanizadas.

Já a aquisição de maquinários é recomendada apenas em áreas planas sem afloramento rochoso e em plantios que seguem o conceito de lavoura florestal, com plantios regulares realizados periodicamente.

Mas afinal, quanto custa 1 hectare de Mogno Africano?

O aporte inicial para implantar 1 hectare de Mogno Africano em área própria gira em torno de R$40.000,00* (2021).

Esse valor refere-se somente à correção de solo, aquisição das mudas e mão de obra para fazer o plantio. As atividades de manutenção devem ser consideradas a parte, pois os valores variam de acordo com os profissionais capacitados e disponíveis para realizar as operações e a quantidade de árvores plantadas.

A correção de solo é essencial no desenvolvimento da floresta, pois por meio dela é possível evitar a ocorrência de determinadas pragas e doenças. Alguns nutrientes como o calcário, fortalecem a parede celular do mogno africano e isso dificulta o ataque de insetos, além de auxiliar na aceleração do crescimento.

Nota: *valor aproximado para o plantio em área própria, portanto não deve ser considerado como definitivo. Para valores exatos, recomendamos que o investidor faça suas próprias projeções, uma vez que as condições, custos e cenário econômico podem variar.

O espaçamento utilizado

Outro fator que contribui para a aceleração do crescimento do mogno africano é o espaçamento utilizado, pois é importante que a escolha da medida entre as plantas promova a competição entre elas, fazendo com que cresçam mais rápido e produzam menos ramos laterais, baixando, assim, o custo de manutenção.

Ao longo do ciclo são previstos alguns manejos de desbastes até de fato ocorrer o corte raso (a partir dos 17 anos). Com base nas estimativas de preços praticados no mercado internacional, espera-se o payback do investimento inicial no 13° ano de idade da floresta, momento em que a árvore alcança a sua maturidade biológica.

Os valores estimados neste texto tem com base, uma propriedade de 1 hectare localizada em uma região com características satisfatórias para o crescimento do mogno africano e com fertilidade mediana.

Já outros custos relativos às manutenções periódicas assim como os manejos de desbastes e fertilidade mediana não estão inclusos no valor. Entenda melhor sobre os custos e receita estimada, baixe aqui planilha modelo de investimento:

botao-cta-infografico-rentabilidade-do-mogno-africano