Conheça a lista completa de espécies de árvores nativas do Cerrado, considerado um dos biomas brasileiros mais importantes!
As árvores do Cerrado pertencem ao bioma típico da região centro-oeste do Brasil, englobando os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ocupa quase todo o estado de Tocantins, parte do oeste de Minas Gerais e uma parcela do sul do Maranhão e do Piauí. Sua vegetação abrange 22% do território brasileiro, que são aproximadamente, 203 milhões de hectares, sendo composta por 200 mil variedades de espécies de plantas.
Esse tipo de bioma possui clima bem definido, tendo épocas do ano com muita chuva e outras com muita seca. O solo é composto por pH ácido e poucos nutrientes, mas com alto índice de fertilidade natural que são características típicas de um solo arenoso que apresenta cor avermelhada em função da grande presença de óxido ferroso.
As árvores do Cerrado e as espécies vegetais sobrevivem porque possuem raízes longas que alcançam até 15 metros de profundidade do solo para buscarem água nas camadas mais úmidas em épocas de secas. As árvores têm ramos tortuosos e grossos de pequeno porte podendo chegar até 20 metros de altura. Suas cascas são duras e grossas e suas folhas são cobertas de pelos.
A temperatura média anual da vegetação do Cerrado, varia entre 18°C a 23°C e o índice pluviométrico anual em torno de 1.450 mm. Cerca de 80% das chuvas ocorrem entre os meses de setembro e abril.
Conheça o Click Mudas, a loja virtual do IBF. Um e-commerce especializado no fornecimento de uma linha completa de produtos incluindo mudas de árvores, sementes, insumos, materiais para viveiros, brindes ecológicos e serviços a campo para a produção de florestas nativas ou de madeira nobre. São mais de 200 opções de espécies nativas de mudas e de sementes de árvores.
Seguem as espécies de árvores características do Cerrado:
|
|