Em 2007 o Instituto Brasileiro de Florestas se uniu ao projeto Abrace esta Causa em parceria com o Grupo Lumen, que já proporcionou mudanças significativas nas áreas em recuperação.O projeto é um serviço de cidadania e utilidade pública do Grupo Lumen que tem o objetivo de atender uma das obrigações dos meios de comunicação de massa: servir a sociedade e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Conscientização Ambiental

A campanha foca a educação e a conscientização ambiental de cidadãos e empresas. Com ações voltadas para a preservação do meio ambiente a idéia é incentivar a população a adotar atitudes mais conscientes e responsáveis em relação aos resíduos produzidos no dia-a-dia.

Como causa a ser abraçada foi escolhida a Revitalização do Rio Belém.  Cheiro ruim. Aspecto feio. Lixo boiando em suas águas. Essa é a imagem que vem à cabeça do curitibano quando se fala do Rio Belém. A maioria da população sequer viveu na época em que o principal rio da cidade ainda tinha águas limpas. Tragado pelo crescimento urbano, o rio se incorporou ao imaginário dos moradores como um grande e vergonhoso canal de esgoto que não tem solução e que, por isso, merece ser escondido. Mas ele tem solução. E pode “viver” de novo em apenas quatro anos, se as medidas certas forem tomadas.

A despoluição do Rio Belém é a causa escolhida por uma série de fatores:

• O Rio Belém é um rio 100% curitibano;

• Cerca de 50% da população de Curitiba está dentro da Bacia Hidrográfica do Rio Belém. São 35 bairros da cidade;

• Para que seja despoluído a participação da população é decisiva em ações simples do dia-a-dia;

• O acesso à água é um dos grandes desafios da sociedade;

• Curitiba seria a primeira cidade da América Latina a ter um rio urbano despoluído;

• A despoluição do Rio Belém também é um assunto que envolve educação e saúde;

• Envolve educação porque é só através dela que a população poderá se conscientizar da participação de cada um;

• Envolve saúde porque o principal fator de poluição do rio é a falta de acesso ao saneamento básico. Segundo especialistas, cada R$ 1,00 investido em saneamento, economiza R$ 4,00 em atendimento a saúde.

Abrace esta Causa