Você sabia que por meio do plantio de árvores é possível uma empresa ou pessoa física realizar toda a compensação de CO2 ou parte dela?

O aquecimento global é o principal dano causado pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Simples atividades diárias do ser humano são responsáveis por emissões destes gases. A realização de um evento, por exemplo, é capaz de lançar algumas toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, mesmo não sendo um processo industrial. Veja, neste artigo, como é possível realizar a compensação de CO2 com plantio de florestas.

Você sabia que por meio do plantio de árvores é possível uma empresa ou pessoa física realizar compensação de CO2?

A neutralização de carbono por plantio de árvores acontece através sequestro de carbono da atmosfera. O carbono é retirado do meio ambiente e fixado na biomassa da planta. As florestas sequestram o elemento apenas na fase do crescimento das árvores, pois ao atingirem o seu clímax, o balanço da compensação de CO2 é 0.

A cada 7 árvores, é possível sequestrar 1 tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade. Com base nesta média é determinada a quantidade de árvores que serão necessárias para neutralizar as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE). A quantidade de GEE emitida é obtida por meio do inventário de emissão de GEEs.

A técnica de plantio de árvores também é o método mais acessível para pessoas físicas que desejam neutralizar suas emissões diárias. Existem calculadoras que contabilizam o CO2 emitido e quantas árvores são necessárias para neutralizar determinado valor.

No ano passado, foram 37 bilhões de toneladas de CO2 emitidos no mundo todo. Para a neutralização de todos esses gases, seria necessário bilhões e bilhões de árvores plantadas.

Essa quantidade exorbitante de gases, ocorreu muito (mas não totalmente) devido ao aumento do consumo de carvão mineral, fonte de energia altamente poluente por economias em ascensão como Índia e China.

A ampliação do uso de combustíveis fósseis em setores estratégicos como o transporte e a indústria também favoreceu essa alta geração de gases.

Como contribuir com o meio ambiente?

Sempre é possível colaborar para um meio ambiente mais equilibrado. Como falamos, os Gases de Efeito Estufa podem ser compensados com o plantio de árvores. Essa compensação de CO2 pode ser realizada por meio da restauração de florestas nativas ou a implantação de florestas comerciais.

Apesar das florestas nativas terem diminuído nos últimos anos, devido ao desmatamento e as queimadas, elas ainda são bastante significativas. O Brasil, neste contexto, possui papel de grande importância, pois é o país com a maior biodiversidade do planeta, concentrando mais de 20% das riquezas naturais mundiais da fauna e da flora.

Desta forma, o setor de florestas plantadas representa uma enorme solução, na proporção em que ajuda a proteger as florestas nativas, criar unidades de conservação e promover a biodiversidade, além de restaurar áreas degradadas e a diminuir os impactos climáticos.

Com o objetivo beneficiar a sociedade e o meio ambiente, desenvolveu o Programa Plante Árvore, que consiste em doações voluntárias de mudas por pessoas ou empresas que patrocinam o reflorestamento fim de realizar a compensação de CO2 na atmosfera e restauração de áreas degradadas.

As empresas que patrocinam estes projetos socioambientais, recebem o Certificado de Empresa Amiga da Floresta, Selo Plante Árvore e o relatório de plantio (após 30 dias), que contém as fotos, mapa de localização da floresta e detalhes técnicos.

Antes do plantio, é realizada uma análise de áreas disponíveis, onde o beneficiado pela doação fica encarregado pela execução e manutenção do plantio.

Lembrando sempre que o objetivo principal desse programa é a recuperação ambiental. Saiba mais detalhes sobre o programa:

Reflorestamento com florestas comerciais

Com a preservação das florestas nativas, é possível realizar o reflorestamento de florestas comerciais com fins lucrativos.

Essa modalidade de reflorestamento pode ser destinada a produção de produtos não- madeiráveis, como resinas, sementes, frutos, folhas e etc, e de produtos madeiráveis como as toras e raízes, para atender a indústria. No ano passado, no Brasil, as florestas comerciais foram responsáveis pela movimentação de cerca de 21 bilhões de reais.

Os reflorestamentos comerciais de madeiras nobres como o Mogno Africano, por exemplo, vêm crescendo em todo o país por causa de suas características biológicas e têm destaque pelo alto retorno financeiro quando comparamos com outras atividades agrícolas.

Saiba mais sobre a rentabilidade do Mogno Africano baixando o infográfico. Clique aqui e confira!