Sapateiro

SapateiroNome Científico: Pera glabrata (Euphorbiaceae)

Características: Espécie arbórea com altura média entre 8 e10 m d altura e com tronco de 40-50 cm de diâmetro. Suas folhas são simples, glabras, de 7-11 cm de comprimento por 3-5 cm de largura e de coloração verde-escura na face superior e mais clara na face inferior.

Locais de Ocorrência: Distribui-se pelos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais até Santa Catarina, no cerrado e na floresta latifoliada semidecídua.

Madeira: Leve, mole, fácil de cortar e furar, difícil de fender, de baixa durabilidade quando exposta. própria para confecção de cepas de tamancos, obras de entalhe, lápis, caixotaria, etc.
Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia encontrada tanto em terrenos bem drenados de topos de morros corno em matas ciliares. Apesar de pioneira, também é freqüentemente encontrada no interior da floresta primária densa. Floresce durante os meses de janeiro-março e os frutos iniciam a maturação no final de outubro, prolongando-se até janeiro. Sua produção de sementes é irregular, não ocorrendo todos os anos.Como é uma espécie pioneira e produtora de frutos apreciados por algumas espécies de pássaros, é ótima para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

Fale Conosco

 

 

 

 

 

  

 

Ligar

icon telefoneFale conosco!

(11) 4063-5206

 

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 WhatsApp IBF

bnds edit

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551