Histórico

A história do IBF é a própria história da família Aquino. A semente foi plantada por Juan Martinez Garcia (1917 – 1953) e Edith Aquino Garcia (1927), imigrantes espanhóis que, em 1948, foram viver na Fazenda Granada, na cidade Herculândia – SP e ali iniciaram a produção e o cultivo de plantas ornamentais nativas da Mata Atlântica. O filho Higino Aquino (1949-1996) continuou na atividade paterna, envolvendo sua esposa, Luzia Aquino e seus 3 filhos, tranferindo-se de Herculândia para a cidade de Apucarana – PR. Higino teve sua vida dedicada à couroplastia (pintura e relevo em couro) e à proteção da natureza. Entre suas principais obras está a recuperação de uma área degradada, onde funcionava uma extração de cascalho, trabalho que começou em 1989. Inicialmente, foram plantadas espécies pioneiras e mucuna (planta rasteira leguminosa) e o enriquecimento foi realizado aos poucos.

Em 1994, iniciou-se a “Campanha Bromélia Esperança” através do plantio de espécies ameaçadas em garrafas pet. O resultado foi a assustadora arrecadação de mais de 10 mil garrafas que resultaram no plantio de mudas que foram doadas para a população com o intuito de promover a conscientização.

A proteção ambiental e o empreendedorismo social são marcas registradas da família. Em 2006, os irmãos Aquino, após diversas viagens de pesquisas e estudos pelos biomas do Brasil e países da América Latina, decidiram formalizar e potencializar as ações promovidas, criando o IBF – Instituto Brasileiro de Florestas.

Desde sua fundação, o IBF se especializou em encontrar soluções inovadoras para o desenvolvimento de projetos socioambientais. O histórico da instituição registra grandes projetos e estudos desenvolvidos, voltados à conservação dos recursos naturais, principalmente de plantio de árvores nativas para a restauração florestal de áreas de preservação permanente (APP), atrelado a programas de geração de emprego e renda, além da capacidade de mobilizar e capacitar gestores externos, dependendo da ação planejada. Outras iniciativas também marcaram a história da empresa com treinamentos, projetos para sequestro de carbono com o plantio de árvores e monitoramento de florestas em parceria com pessoas físicas e empresas privadas.

Atualmente o IBF possui base operacional no estado do Paraná e em Minas Gerais. Com uma equipe multidisciplinar e dinâmica, cada membro contribui com suas habilidades únicas, criando um ambiente colaborativo e inovador. Nos últimos anos, o IBF constituiu e consolidou um modelo novo de investimentos florestais contando com a gestão participativa da investidores e profissionais no desenvolvimento do Polo Florestal de Minas Gerais.

Hoje se destaca como empresa líder em soluções florestais para produção de madeira nobre no Brasil.