Pau Jangada

Pau JangadaNome Científico: Heliocarpus popayanensis (Malvaceae).
Características: Nativa de regiões tropicais das Américas, cujos ramos novos e inflorescências têm pêlos hirsutos e ferrugíneos, flores amarelas-verdes, em panículas curtas, cápsulas disciformes densamente espinhosas, com sementes oleaginosas, e madeira esponjosa e leve.

Locais de Ocorrência: Ocorre desde o norte do país até Minas Gerais e São Paulo, em matas ripárias nas áreas de Cerrado, com predominância no Centro-Oeste.

Madeira: Leve, macia, mole, sem cheiro, de baixa resistência mecânica, fácil de trabalhar, de baixa resistência ao ataque de insetos (cupins) e de rápido apodrecimento em condições externas e no solo. É aplicada em caixotaria leve, miolo de portas, cepas de tamanco, muletas, painéis e na construção de jangadas.

Aspectos Ecológicos: Desenvolve-se relativamente bem em solo arenoso com fina camada orgânica, como nas margens inundáveis de rios e igapós, mas prefere solos férteis, úmidos, bem drenados, argilosos, neutros ou alcalinos. Não tolera solos de alta salinidade. As flores são polinizadas por insetos noturnos e as sementes são dispersas pelo vento. As sementes podem permanecer em dormência por muito tempo, compondo o banco de sementes da floresta. A floração é, geralmente, no final da época chuvosa (abril-julho) e a frutificação na época seca (julho-outubro).

Fale Conosco

 

 

 

 

 

  

 

Ligar

icon telefoneFale conosco!

(11) 4063-5206

 

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 WhatsApp IBF

bnds edit

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551