Monjoleiro

 

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente da Região Amazônica até o estado do Paraná, na Floresta latifoliada Semidecídua.

Madeira: Moderadamente pesada, mole, porém resistente à serra. É própria para marcenaria, torno e obras internas. Além disso, a casca serve para curtir couro.

 MONJOLEIROO Monjoleiro é uma muda nativa da região da Amazônia. Essa árvore é muito utilizada para recuperação de áreas degradadas.

Nome Científico: Senegalia polyphylla (Leguminosae – Mimosoideae).

Características: Espécie arbórea espinescente com 15-20 m de altura, dotada de copa baixa e densa; tronco com 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma lenticelado. Suas folhas são alternas, estipuladas, compostas bipinadas, de 20-26 cm de comprimento. As fores são brancas e os frutos são legumes deiscentes contendo cerca de cinco sementes.

Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente da Região Amazônica até o estado do Paraná, na Floresta latifoliada Semidecídua.

Madeira: Moderadamente pesada, mole, porém resistente à serra. É própria para marcenaria, torno e obras internas. Além disso, a casca serve para curtir couro.

Aspectos Ecológicos: Planta semidecídua ou decídua, pioneira e muito encontrada nas florestas primárias da bacia do Rio Paraná. Nas formações secundárias, sua ocorrência é expressiva em todos os estágios sucessionais, principalmente, nas encostas e topos de morros de terrenos pedregosos. Sua copa frondosa somada a beleza das flores permite que seja empregada na arborização rural e, além disso, por ser uma espécie pioneira e rústica, é essencial em reflorestamentos mistos destinados à preservação permanente.

Fale Conosco

 

 

 

 

 

  

 

Ligar

icon telefoneFale conosco!

(11) 4063-5206

 

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 WhatsApp IBF

bnds edit

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551