Em visita à Alemanha, Solano Aquino - diretor presidente do IBF e Paulo Henrique Moutinho - empresário brasileiro residente na Alemanha, investidor em florestas de mogno africano no Brasil - conheceram Nils Olaf Petersen, chefe do Departamento de Comércio Exterior da GD Holz, Associação Econômica para o Comércio de Madeira Alemã, sendo uma referência no segmento madeireiro mundial fundada em 1947 em Berlim.

A GD Holz visa auxiliar as empresas associadas nas áreas de comércio de madeira: atacado, varejo e folheados. Para facilitar a comercialização, a empresa possui um banco de dados que fornece as localizações dos produtores de madeira e informa sobre as normas legais vigentes. Nessa plataforma há também informações sobre espécies, propriedades e aplicações do produto.

Ciente das políticas e interesses do mercado madeireiro, a Associação definiu um código de conduta para o comércio de importação que serve de base para fiscalização do Regulamento UE da madeira, tornando a DG Holz um órgão de vigilância, a fim de que haja o cumprimento de todos os requisitos legais desde março de 2013.

A GD Holz reúne atualmente 930 empresas associadas na Alemanha. A Associação é filiada ao Luxembourg Trade Group e é membro de organizações da indústria da madeira alemã. Em 2012 nomeou o Presidente da European Timber Trade Federation.
A sede da federação é Berlim. Os eventos mais importantes promovidos pela DG Holz são a assembleia geral anual, o "German Timber Trade Day" e o dia da filial. Confira no vídeo abaixo, como foi o Dia da Indústria da Madeira realizado em 2017:

 

Na Alemanha, também ocorreu uma visita à BIOMADERAS, empresa que importa madeira tropical dura e prevê o valor de 1.090 euros para venda do metro cúbico da madeira serrada e seca, o que confirma a expectativa dos produtores brasileiros frente ao mercado exterior atual.

Em reunião, Nils e Solano discutiram sobre a extrema aceitação que essa alternativa de madeira tropical dura e renovável, está tendo no mercado alemão e até mesmo europeu. Nils explicou que a GD Holz, trabalha apenas com esta qualidade de madeira, desde que sejam certificadas para que toda a regulamentação esteja correta na hora de sua compra. Comentou que alguns países, como por exemplo, a Indonésia, está praticamente fora do comércio de madeira da Alemanha pois praticam o desmatamento indiscriminado. Nils, reconhece que, hoje, o Brasil é o país que detém a maior tecnologia de florestas plantadas do mundo, com alta produtividade. Por fim, firmaram parceria, tornando a GD Holz um caminho para novas oportunidades de negociação da madeira tropical produzida no Brasil.

 

Treinamento

 

Mogno Africano

Ligar

icon telefone

Fale com um especialista do IBF

das 8h às 18h

+55 11 4063-5206

Bate-Papo

icon chat

Receba ajuda de um

especialista on-line

Das 8h às 18h

E-mail

icon email

Envie-nos perguntas

detalhadas sobre sua dúvida

Saber Mais

Saber Mais

Use a Central de Atendimento

para encontrar as respostas

rapidamente.

Logo IBF

 WhatsApp IBF

bnds edit

Nossos Serviços

Endereço

Instituto Brasileiro de Florestas

IBF Londrina

- Rua Sena Martins, 281B
Bela Vista, Londrina - Paraná
86015-060

+55 (43) 3324-7551

IBF Curitiba

- Rua Lívio Moreira, 631
São Lourenço, Curitiba - Paraná
82200-070

+55 (41) 3018-4551